BrasilSaúde

Spray nasal israelense contra a Covid-19 é barrado pela Anvisa

De acordo com a agência, empresa não apresentou estudos clínicos comprovando as evidências científicas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, nesta quarta-feira (19/1), a notificação do spray antiviral Taffix, produzido pela empresa israelense Nasus Pharma, contra a Covid-19.

Segundo a Anvisa, a promessa apresentada pela empresa fabricante era de que o spray bloqueava vírus para dentro da cavidade nasal, e era eficaz no tratamento contra diversos vírus respiratórios — incluindo o Sars-CoV-2, que causa Covid.

No entanto, de acordo com a agência, a empresa não apresentou estudos clínicos para comprovar as evidências científicas, o que tornou o cancelamento imediato. No Brasil, o produto seria comercializado pela Belcher Farmacêutica.

Na prática, a fabricante não terá mais autorização para produzir e importar o produto no Brasil. A permissão havia sido concedida em 30 de dezembro.

“Essa identificação ocorreu por meio do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro (Notificados – Risco Baixo), que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada”, informou a Anvisa.

De acordo com o órgão regulador, empresas que desejarem regularizar sprays antivirais devem “comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos”.

(Metrópoles)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: