LulaPolítica

Transnordestina e Transposição na agenda de Lula no Ceará

Lula destacou no evento que as duas obras são altamente estratégicas para o país e assumiu o compromisso de concluir a Transnordestina.

O presidente Lula visitou, na sexta-feira (5), em Iguatu (CE), duas obras conectadas à melhoria da infraestrutura, da segurança hídrica e da logística para escoamento da produção brasileira: da Ferrovia Transnordestina e do Ramal do Salgado, ligado à transposição do Rio São Francisco e que teve Ordem de Serviço assinada durante o evento.

Estratégica para o transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis, a Ferrovia Transnordestina, com 1.206 quilômetros, ligará, quando concluída, o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao porto de Pecém (CE), e segue com obras aceleradas.

Lula destacou no evento que as duas obras são altamente estratégicas para o país e assumiu o compromisso de concluir a Transnordestina.

“O compromisso da empresa é que a gente possa terminar isso ou até o final de 2026, ou até o primeiro trimestre de 2027. E eu quero dizer para vocês que, se depender do governo, a gente vai terminar, porque o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir a falta dos recursos necessários para que a gente possa terminar essa ferrovia”, afirmou.

Ramal do Salgado

O Ramal do Salgado, obra de 36 km ligada à transposição do Rio São Francisco, vai conectar Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no Ceará, onde deságua no Rio Salgado.

Além de conectar regiões historicamente carentes de recursos hídricos, o Ramal do Salgado traz uma série de benefícios para os habitantes dessas áreas. Estima-se que aproximadamente 5 milhões de pessoas em 54 municípios sejam diretamente beneficiadas com a segurança hídrica proporcionada.

Ao reduzir o percurso em cerca de 100 km em comparação com a derivação em Jati, a adução da água ao açude Castanhão vai trazer rapidez e eficiência da transferência de vazões. Isso beneficia a Região Metropolitana de Fortaleza, maior centro urbano a ser atendido pelo Projeto da Transposição, e permite o abastecimento de cidades de médio porte, como Lavras da Mangabeira, Aurora, Cedro e Icó.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que as obras fazem parte do Novo PAC, o maior programa de infraestrutura do Brasil e que tem investimentos previstos de R$ 1,7 trilhão. Segundo ele, a conclusão da Transnordestina “será a maior obra de infraestrutura ferroviária do país”.

Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou a importância desses investimentos para a geração de empregos, “porque é disso que as pessoas precisam”.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: