EleiçõesPolítica

Transparência Internacional critica Forças Armadas por busca de protagonismo durante as eleições

O representante da Transparência Internacional no Brasil, Michael Mohallem, afirmou nesta quinta-feira (14) ao Senado que, para a entidade, o sistema brasileiro de votação é seguro e criticou a pretensão das Forças Armadas de passarem a ser protagonistas no debate sobre o tema.

“As Forças Armadas têm inúmeras atribuições de importância e grandeza para o país. Entre suas competências não há a de ser protagonista de reformas eleitorais, muito menos de revisoras da eleição. Se houver pretensão de se tornar um ator institucional com papel complementar de revisor do processo eleitoral, seria uma iniciativa claramente inconstitucional”, declarou Mohallem em audiência na Casa, em que as Forças Armadas apresentaram uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel.

Em resposta, o ministro da Defesa disse que os militares não querem ser protagonistas, mas que entraram a fundo no tema porque foram convidados pelo TSE.

“Nós, quando somos chamados a alguma missão, a dedicação é exclusiva, a gente vai fundo” disse, e acrescentou:

“Não queremos protagonismo. Jamais seremos revisores de eleições. Tudo que a gente tem feito é seguindo as resoluções do TSE. Talvez pela tradição, pela história que as Forças Armadas têm, pelo fato de terem se engajado mais fortemente nesse convite, talvez dê a impressão de que somos protagonistas. O protagonista é o TSE, é o povo, é a transparência e a segurança que a gente quer”.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo com Portal Metro 1

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: