De agora

UPAe Petrolina auxilia sobre ter uma boa noite de sono em tempos de pandemia

#Euescolhoavida #VacinaparTodos

Com Assessoria de Imprensa

Saúde Tribuna NE – A pandemia tem tirado o sono de muitos brasileiros. Seja dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, dos pais e mães de famílias, empresários, trabalhadores, governantes, ou até mesmo das crianças.

O cenário atual da pandemia no país é um dos mais críticos do último ano e isso tem interferido não só na saúde, mas também no bem estar das pessoas. Sendo assim, uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença, dando o descanso merecido ao corpo e a mente.

Pensando nisso, e como na sexta foi lembrado o Dia Mundial do Sono (19 de março), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) aproveitou para disponibilizar algumas dicas para amenizar o problema.

Para começar é preciso entender que sentir medo, angústia, estresse e ansiedade passou a ser comum neste período de quarentena.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono durante a pandemia – como dificuldade para pegar no sono ou dormir mais do que de costume.

“Então, você não está sozinho. Alterações na rotina, incertezas e medo, estão entre as principais causas relacionadas a essa onda de insônia trazida pela pandemia do novo coronavírus. Esse período de confinamento gera uma ansiedade maior que o normal, interferindo diretamente na qualidade do sono, levando a noites mal dormidas”, garante a coordenadora média da UPAE, Bruna Spíndola.

Dormir mal, além de afetar o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível ao vírus, provoca alterações no humor, dores de cabeça e até mesmo uma vulnerabilidade maior a problemas cardiovasculares.

ROTINA

Para tentar regularizar o sono e não sofrer com essas consequências tente estabelecer uma rotina, mesmo durante o lockdown. Defina as horas do dia que serão dedicadas a cada atividade, como trabalho, estudo, refeições, tarefas de casa, entre outras.

Além disso, manter o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário pode contribuir, e muito, para melhorar a qualidade do sono.

Dê atenção à saúde mental. “Tente se exercitar, mesmo que em casa. Mantenha o contato com a família e os amigos através das tecnologias digitais. Dance, leia, escreva, cozinhe. Faça atividades que te deem prazer. Além de ajudarem a manter sua saúde mental em dia, elas garantem um sono com mais qualidade”, acrescenta a médica.

Por fim, evite o uso dos aparelhos eletrônicos antes de dormir. Isso porque, a exposição a essa luz interfere na produção da melatonina – hormônio responsável por regular o sono. Então, ao menos meia hora antes de deitar, procure relaxar longe da televisão, celulares e computadores.

Portal Tribuna NE
Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: