TRIBUNNA Rural

Uso de boas práticas na elaboração de produtos alimentícios é tema de debate virtual durante programação do Festival de Economia Solidária

A live promovida pelo Cesol-SSF é direcionada aos pequenos empreendedores locais do estado da Bahia

Nesta segunda-feira (28), às 15h, o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) estará realizando o debate virtual Uso de Boas Práticas na Elaboração de Produtos Alimentícios. A live integra a programação do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, que seguirá até o dia 30 de junho, com a comercialização dos produtos dos territórios de identidade da Bahia.

O debate direcionado aos empreendimentos de economia solidária e pequenos produtores locais, tem como propósito discutir os cuidados com o manuseio correto dos alimentos, que vai desde a produção e embalagem, até a distribuição ao consumidor final, ações conhecidas como Boas Práticas de Fabricação (BPF).

 O diálogo virtual será ministrado pelo tecnólogo em alimentos e agente sócioprodutivo do Cesol-SSF Edigar Mendes, e mediado pelo cientista social e também agente sócioprodutivo Ramon Raniere. A transmissão acontecerá pelas redes sociais da página @economiasolidariaba no facebook, instagram e youtube.

“O principal objetivo da BPF é garantir um produto de qualidade, livre de contaminação tanto para a empresa produtora, quanto para o consumidor final, sem falar que as práticas ajudam a otimizar gastos e reduzir prejuízos, por meio de orientações relacionadas as falhas na cadeia de produção”, explicou Edigar Mendes.

O FESTIVAL SÃO JOÃO DA MINHA TERRA O festival é uma alternativa de escoamento da produção dos empreendimentos econômicos solidários em meio à pandemia de Covid-19, que há mais de um ano afeta a população mundial. A iniciativa mostra a pujança desse importante setor produtivo na Bahia, que conta com o fomento da Setre, através de programas de capacitação, adoção de novas tecnologias e apoio à comercialização.

Os produtos dos empreendimentos atendidos pelos Cesols estão sendo comercializados pela startup Escoar Brasil pelo site escoarbrasil.com.br, pelo portalecosol.com.br. No território Sertão do São Francisco a comercialização dos produtos também está acontecendo na loja física e no perfil da Empório Meu Sertão (@emporiomeusertao) e do Cesol-SSF (@cesolssf).

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: