Bastidor (Cinara Marques)PolíticaVideos

Tribuna Nordeste TV: Vídeo-reportagem do Blog da Coluna BASTIDOR com o Psol que ganhou, mas não levou a cadeira da Câmara de Petrolina

Mesmo com a diplomação de Lucinha Mota que hoje é do PSDB, o Psol reafirma que os votos são da legenda, porque assim a lei define.

O Partido Socialismo e Liberdade – Psol de Petrolina – vai ter que lutar de novo por um mandato que a justiça eleitoral lhe garantiu? Pelo jeito, vai. A suplente de 2020 diplomada vereadora nesta sexta, 20, hoje está em outra sigla, o PSDB.

Lucinha Mota que obteve 2.655 votos acredita que é dela a cadeira na Câmara Municipal, mas a legislação  eleitoral e o Psol pensam diferente. Para que o partido alcancasse o direito à vaga, teve que atingir o coeficiente eleitoral que em 2020. O Psol com 5.063 votos, conquistou a cadeira no reprocessamento dos votos proporcionais feita devido à anulação da eleição da vaga do  Avante.

Segundo a regra, os votos conquistados pelo candidato pertencem ao partido pelo qual o candidato ou candidata disputa, uma regra chamada fidelidade partidária que acabou com o troca troca sem nemhuma cerimônica que existia antes entre parlamentares e onde muita coisa nada republicana ocorria nestas trocas.

A classe política mal intencionada, utilizou essa prática até antes de 2007, ano que a lei de fidelidade partidária passou a valer. Em 2016 nasceu a janela partidária para quem não tivesse mais à vontade no partido que o elegeu ou enxegasse em outra sigla uma melhor chance de disputar a eleição. Mas, isso só ocorre com validade legal no ano eleitoral.

Lucinha Mota deixou o Psol e foi para o PSDB, é atualmente a segunda suplente dos tucanos e saiu porque quis, sem nenhum problema com o Psol. Se filiou a uma legenda que é o oposto do que prega a sigla que tem o sol como símbolo, e ideologicamente bem antagônicos. Então, segundo a justiça eleitoral, a diplomação de Lucinha Mota está irregular?

O Psol diz que vai buscar o cumpririmento da lei da fidelidade partidária. Não pode estar no mandato de um outro partido quando quando disputou era ooutro. sabe disso e já vai buscar apoio até na sua executiva nacional.

“Entramos na justiça, porque acreditamos na lei e que essa lei deve ser cumprida”, comunicou o presidente da legenda, Mariozinho Ribeiro.

Mas, nós contamos esse fato novo na política de Petrolina bem contado em nossa vídeo-reportagem do Blog da Coluna BASTIDOR. Confere e comenta no canal Tribuna Nordeste TV no youtube. Curta clicando no goestei que ajuda nosso trabalho. E podendo, se inscreva no canal que vem como novidades e estreias ainda em outubro.

Veja:

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: