Política

Velório de Antônio Calos Figueira ocorre neste domingo, 24, na sede do Imip, no Recife

Familiares e amigos já passaram para a despedida ao ex-secretário de Saúde de PE que faleceu na noite deste sábado, 23, após perder a luta contra o câncer.

RECIFE – O médico pediatra e ex-secretário de Saúde, Antônio Carlos dos Santos Figueira, está sendo velado na manhã deste domingo (24), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife. Figueira morreu neste sábado (23), aos 63 anos. Ele enfrentava um tratamento de câncer desde 2021. O sepultamento será às 15h, no Cemitério de Santo Amaro. O momento será restrito para familiares.

Antônio deixa um legado de suas atuações em diversos governos e presidindo instituições importantes da medicina pernambucana.

Familiares e amigos estão presentes no velório e se despedem de Figueira. O irmão de Antônio, Fernando Figueira, destacou a importância do IMIP para a saúde pernambucana.

“Antônio Figueira recebeu o legado do professor Fernando Figueira, do meu pai, e retransformou o IMIP nesse maior hospital filantrópico 100% SUS do Brasil, com mais de 1 mil leitos. E esse legado vai estar vivo em cada paciente que é atendido aqui, cada profissional que aqui trabalha, sob a ótica de poder sim fazer um sistema de saúde inclusivo, equitativo e integral. Ele conseguiu transferir muito do que existe da visão do SUS para dentro do IMIP. Por isso, eu tenho certeza que o IMIP é um grande presente para o povo de Pernambuco e a responsabilidade de mantê-lo é de todos nós”, disse Fernando.

A presidente do IMIP, Silvia Rissin, afirmou que Antônio Carlos Figueira foi um continuador da obra que o pai deixou como legado para os que trabalham no local e para a população que é assistida.

O ex-secretário de Saúde do Estado e diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), André Longo, comentou que Antônio Carlos Figueira foi um dos maiores gestores públicos da saúde que o Brasil já teve. Ele também destacou que o médico deixa um grande legado para a saúde pernambucana.

“Pernambuco perde uma grande figura humana, perde esse exime gestor que conseguiu transformar o legado do seu pai num legado ainda maior. O IMIP hoje é o maior hospital 100% SUS do Norte/Nordeste, um dos maiores hospitais dedicados ao SUS no Brasil e Antônio Carlos Figueira conseguiu impulsionar essa grande obra deixada pelo seu pai para os pernambucanos”, disse.

O ex-governador de Pernambuco e presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, pontuou que a sociedade perdeu um grande homem público que contribuiu para a saúde pernambucana, e para a melhoria das políticas públicas do Estado.

HOSPITAL DA CRIANÇA

O prefeito do Recife, João Campos, PSB, disse em sua mensagem de pesar em suas redes sociais que o hospital da criança na capital de PE levará o nome de Antônio Carlos Figueira.

Muitos nomes da política do estado têm deixando as condolências aos familiares de Antônio Figueira. Já destacamos no sabado aqui no PORTAL TRIBUNA NORDESTE as mensages de João Campos e do ex-governador Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste. Neste domingo, teve homenagem do deputado federal Lucas Ramos; do diretório estadual do PSB, entre outros.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: