ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Vereadores aprovam reposição da inflação para servidores e reajuste do piso do professor em Petrolina

Projeto do executivo foi aprovado na Câmara na sessão desta quinta. Mesa Diretora também concedeu reposição para os funcionários da Prefeitura cedidos para o legislativo.

Os vereadores de Petrolina-PE, no sertão do São Francisco, deram uma parada para o Carnaval, mas antes da pausa para brincar ou descansar no feriadol, eles fizeram o dever de casa nesta quinta-feira, 20, aprovando projetos que visam reajustar salários dos servidores públicos petrolinenses.

Mas reajuste de fato mesmo, foi conquistado pelos professores da rede municipal, fruto da Lei Federal do Piso Nacional do Magistério que anunciou um reajuste de 12,4%. Já para os demais, o governo municipal concedeu apenas a reposição da inflação de 4,3%, o que para o presidente do Sindsemp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina), Walber Lins, foi um avanço, pois, conforme revelou, teve tempo que nem a reposição da inflação era repassada para o funcionalismo petrolinense.

Walber Lins, presidente do Sindsemp

“Eu sou servidor do quadro e passei anos com reajuste zero”, revelou Walber.

Além do reajuste dos servidores municipais, a Câmara aprovou também o mesmo repasse da inflação para os funcionários do quadro da Prefeitura cedidos para o poder legislativo. A melhoria salarial desses servidores é fruto de projeto de lei de autoria da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim.

VEREADORES

Todos os vereadores se posicionaram sobre a pauta de reajustes. O vereador Manoel da Acosap, PTB que também preside a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (Acosap), aproveitou para levar um grande número de associados ao plenário do legislativo municipal.

Manoel e os agentes durante a sessão

“Nós somos uma categoria unida, organizada. Estamos aqui prestigiando esse momento ímpar, até porque só quem recebeu 12,4% de reajuste salarial, foi só quem pertence à categoria específica, que são os professores e nós que fomos buscar em Brasília, porque ninguém dá nada a ninguém não. E vamos buscar o nosso direito de novo. Em 2015 conquistamos nosso piso salarial no governo do prefeito Julio Lóssio que não aprovou nosso plano de carreira, mas vamos buscar agora, pois já é lei federal desde junho de 2014”, discursou Manoel que aproveitou para solicitar o apoio da bancada de oposição na luta da implantação do plano de cargos e carreira dos agentes comunitários de saúde, prometida pelo prefeito Miguel Coelho para o primeiro ano de governo, durante sua campanha eleitoral em 2016.

O líder da oposição se pronunciou sobre os projetos de reajustes e confirmou o apoio na luta dos agentes para a conquista do plano cargos e carreira da categoria.

“A conquista do piso do agentes comunitários foi fruto de muita luta deles numa reunião que entrou pela madrugada entre o ex-prefeito Julio Lóssio, o vereador Manoel da Acosap e o Coronel Heitor Leite que intermediou esse diálogo. Espero, Manoel, que o atual prefeito faça mais e conceda a vocês o plano de cargos e carreira, aí sim ele estará fazendo alguma coisa boa para o agente comunitário de saúde. Vereador não está fazendo favor quando vota à favor dos servidores, é obrigação”, disse o vereador Paulo Valgueiro, comentando a questão do apoio à luta dos agentes e do respeito que a Casa deve sempre ter com o funcionalismo público municipal.

Aero Cruz, vereador líder da bancada da situação, disse que estava muito feliz em votar a melhoria nos vencimentos dos servidores, por ser um servidor também, e aproveitou para alfinetar a gestão do ex-prefeito Julio Lóssio que, para ele, não dialogava com os servidores;.

Os vereadores após a sessão

“Eu ouvi atentamente as falas de dois dos vereadores da oposição. Digo que o governo passado nunca atendeu o Sindsemp para discutir as melhorias para a categoria. Se quer tiveram respeito com os servidores. O prefeito Miguel Coelho tem saído do gabinete dele e discutido os benefícios para os servidores. O nosso governo tem compromisso com a categoria e parabenizo a postura do presidente Walber Lins que tem trabalhado e articulado os avanços para a categoria”, registrou Aero.

A oposição deixou claro que aprovava o projeto para não prejudicar os servidores, mas frisando que apenas o repasse da inflação não é reajuste salarial.

 

 

 

Por Cinara Marques

Notícias do Parlamento

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: