De agora

Vídeo: Paulo Câmara repudia ação de PMs em protesto no Recife e afasta envolvidos

#VacinaImprensaJá

Confira o pronunciamento oficial do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) sobre a violência extrema de policiais do Batalhão de Choque da PMPE contra as pessoas e autoridades que estiveram neste sábado, 29, no Recife no dia do protesto FORA BOLSONARO que ocorreu em todo o Brasil.

Daniel foi alvejado com uma bala de borracha e perderá a visão de um dos olhos (foto Último Segundo divulgação)

Câmara determinou a abertura imediata de investigações e apuração das responsabilidades. Entre os feridos, um homem que passava pela manifestação perdeu a visão ao ser atingido por uma bala de borracha. Daniel Silveira apenas passava pelo protesto quando foi atingido pela violência da PM com bala de borracha. Ele passará por uma cirurgia nesta domingo, 30, na Fundação Altino Ventura, no Recife.

Já a vereadora Liana Cirne, líder do PT na Câmara do Recife, recebeu de forma covarde uma rajada de spray de pimenta no rosto de um PM. A vereadora foi levada para atendimento médico e encontra-se em observação. Conhecida por ser de um temperamento tranquilo,

Liana tem recebido a solidariedade de diversas autoridades e da população.

Colegas de partido como o vereador Gilmar Santos, do PT de Petrolina; a ex-vereadora Cristina Costa; também da cidade sertaneja; a deputada federal Marília Arraes que cobrou medidas urgentes e punição para os agressores, entre outros diversos depoimentos de lideranças petistas e da política, foram solidários à vereadora, e repudiaram veementemente a agressão covarde sofrida por Liana Cirne.

O governador Paulo Câmara também fez questão de repudiar a agressão sofrida pela vereadora por um aoficial da PM e já determinou o afastamento do autor da covardia.

REPERCUSSÃO

Manifestantes compartilharam cenas do uso de força pela polícia e repressão a manifestações individuais com cartazes e gritos contra o presidente da República. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara foi questionado por um apoiador se ordenou o ataque e a repressão ou se, pior do que isso – na percepção do manifestante – não tem controle sobre a polícia do estado.

Por meio de uma rede social, a vice-governadora do Pernambuco, Luciana Santos (PC do B), disse que não houve pedidos do governo estatual para intervir nas manifestações no Recife.

“A ação da PM contra manifestantes não foi autorizada pelo Governo do Estado. Nós estamos ao lado da democracia. Os atos de violência, que repudiamos desde já, estão sendo apurados e terão consequências. #ForaBolsonaro”, disse Luciana, em publicação no Twitter.

A executiva do PT em Pernambuco emitiu Nota de Repúdio e Solidariedade à Liana e demais feridos pela violência descabida da PM contra o protesto deste 29 de Maio na capital do estado. Confira:

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) vem a público manifestar indignação e repúdio à ação truculenta da Polícia Militar contra manifestantes que se uniram em ato pacífico neste sábado (29) nas ruas do Recife, em especial àqueles e àquelas que foram covardemente agredidos/as com uso de balas de borracha e spray de pimenta, a exemplo de nossa companheira vereadora da capital, @lianacirne (PT).

Manifestamos nosso apoio e solidariedade às vítimas de tamanha arbitrariedade, companheiros e companheiras que, no exercício do direito democrático, consideraram importante ir às ruas protestar contra a política sufocante do governo federal e a favor de vacina para todos, auxílio emergencial de R$ 600, mais educação; contra a privatização; e para pedir #ForaBolsonaro, todas as pautas consideradas urgentes e imprescindíveis.

Lembramos que, a despeito das motivações da medida tomada pela PM, esta não é a primeira vez que trabalhadores e trabalhadoras são vítimas da truculência e violência policial em Pernambuco. Mesmo após a redemocratização do País, após um período sombrio em nossa história, práticas nefastas comuns ao período da ditadura militar continuam ocorrendo mesmo que pontualmente e ferindo nosso estado democrático de direito.

À Polícia Militar cabe garantir a segurança dos cidadãos e das cidadãs. Qualquer ato contrário é um crime contra a própria população.

Recife, 29 de maio de 2021.

PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO

Veja o pronunciamento ofic ial do governador Paulo Câmara no vídeo postado Canal Tribunna (se inscreva!)

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: