Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste
Para um modelo que em 2022 teve pouco mais de 5,6 mil unidades emplacadas, fechar o ano de 2023 com mais de 23,5 mil unidades emplacadas é um verdadeiro sucesso. Esses números são do Volkswagen Virtus, modelo que o Portal Tribuna Nordeste teve a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana.
A linha Volkswagen Virtus 2024 é oferecida nas versões de entrada TSI, que pode ser com transmissão manual de cinco velocidades ou automática de seis velocidades; as intermediárias Comfortline e Highline, ambas com transmissão automática de seis velocidades; e a topo Exclusive, também com transmissão automática de seis velocidades.
Todas as versões da linha Volkswagen Virtus 2024 são equipadas com motor turbo flex. O 170 TSI está nas versões TSI manual e automática e entrega até 116 cavalos de potência quando abastecido com etanol.
Nas versões Comfotline e Highline o motor 200 TSI entrega até 128 cavalos de potência quando abastecido com etanol. Já a versão Exclusive é a única equipada com o motor 250 TSI e entrega 150 cavalos de potência quando abastecido com etanol.
Toda a linha Volkswagen Virtus 2024 conta com um conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. A traseira também conta com lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca.
Todas as versões receberam rodas renovadas. No interior o painel conta com revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado.
A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital da linha Virtus 2024. O modelo vem equipado de série em todas as versões com um carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.
Os passageiros do banco traseiro contam também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade no porta-malas – líder de emplacamentos em 2023, o Chevrolet Onix Plus tem 469 litros.
O pacote de assistências ao motorista conta com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da função frenagem de manobra, seis airbags, detector de fadiga, entre outros.
Para todas as versões o pacote opcional Black contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.
A versão Exclusive se destaca das demais em razão da sua inspiração: o lendário Volkswagen Santana EX de 1990. Ela conta com para-choques com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor.
Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama com a porta dianteira. Por fim, a traseira conta com emblemas pintados em preto piano.
Por dentro os bancos em couro recebem costura e design únicos, que acompanham as costuras duplas por todas as peças de couro da cabine: painel dianteiro, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como no exterior, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.