NotíciasPetrolinaPolítica

Volta de ataques de cães em Petrolina e região, retoma debate sobre fiscalização de leis que punem quem leva seu animal para a via pública sem os equipamentos de proteção

Vereadores como Wenderson Batista e César Durando têm pautado os respectivos mandatos em buscar uma maneira do tutor do animal ser responsabilizado pelo perigo que causa ao não usar item como focinheira em cães como os da raça pitbull.

Por Ana Medeiros, redação Tribuna Nordeste

Possuir um animal de estimação é um prazer, uma diversão e uma alegria para muitas pessoas. Boa  parte das pessoas possui uma ou mais  diferentes espécies, tamanhos e raças. Entre estas categorias encontra-se os cães, e os de raça estão entre os mais populares dos animais de estimação.

Conhecido pelo seu jeito dócil, brincalhão e de uma lealdade ao seu dono, o cão tem sido o predileto entre as pessoas. Existem várias raças de cães, algumas mais simpáticas e outras bem bravas. É o caso da raça pitbull, conhecida muitas vezes pelo seu temperamento difícil e ataques às pessoas e outros animais, típico da raça.

Aqui no Portal Tribuna Nordeste, e em outros sites e veículos de comunicação do vale do São Francisco e em todo o país, já foram publicadas várias reportagens envolvendo ataques de cães pitbull. Em Petrolina no ano passado em 28 de julho,  um pitbull invadiu uma casa num condomínio e deixou dois cachorros menores mortos, e uma família em pânico.

Também esse ano, no dia 20 de janeiro, mais um ataque do cão dessa raça a um gato no bairro Rio Corrente, levando a morte do pequeno animal em virtude dos ferimentos. No bairro Atrás da Banca, região central da cidade, moradores desfilam pra cima e pra baixo com seus animais sem proteção alguma.

“Tem deles que mal conseguem segurar o cachorro que é tido como uma raça de muita força”, disse uma moradora do bairro que pedi para não revelar seu nome.

Outro exemplo, foi em Lagoa Grande, distante 50 Km de Petrolina. Uma mulher foi atacada pelo seu próprio cão. Os danos só não foram maiores porque ela foi salva por um professor, que viu a cena do ataque e não pensou duas vezes.

Para evitar que esse problema continue se repetindo,  no ano passado, final do segundo semestre, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrolina, proposta pelo vereador Wenderson Batista (conhecido também como Pé de Galo)-DEM, que teve como foco cobrar a fiscalização para o cumprimento da Lei 1247/03 que obriga o uso dos dispositivos de segurança nos cães ao estarem em vias públicas. E isso cabe aos proprietários dos animais, ou tutores como são chamados também.

Vereador Wenderson Batista – foto divulgação

Em conversa com a reportagem do TRIBUNA NORDESTE, Wenderson esclareceu que existem cerca de 31 leis  a nível federal, estadual e municipal que abrange a causa animal, e que cabe aos órgãos competentes fazer valer essa lei.

“O problema não seria a raça pitbull e sim a forma irresponsável de como o tutor o cria. A lei está presente para punir o proprietário do animal, já que os animais não têm como serem penalizados”, pontuou.

Vereador César Durando – foto Blog Divulga Petrolina divulgação

Outro vereador que também esteve na audiência e que acompanha todo o desenrolar desta pauta é , fCesar Durando  (DEM.

“Já começamos a discutir o assunto, onde  até levamos dono de pitbull para reuniões e uma audiência pública para discutir as leis existentes da causa animal e ver de que maneira obrigar os órgãos fiscalizadores a cumprir”. Ele disse ainda que voltará, junto com os outros vereadores, à pauta, assim que o recesso acabar. “A ideia é criar um código de postura com todas essas leis e determinar seu cumprimento”, ressaltou.

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: