ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Aero desconversa sobre ação de Gilmar que pede anulação da sua reeleição antecipada na Câmara de Petrolina

O vereador Aero Cruz, MDB, terá que se posicionar perante à justiça sobre o assunto em 10 dias.

POR NOTÍCIAS DO PARLAMENTO

O presidente da Câmara de Petrolina/PE, vereador Aero Cruz, MDB, demonstrou tranquilidade ao tomar conhecimento que a justiça deu um prazo de 10 dias para ele esclarecer a antecipação de sua reeleição à frente do comando da Casa Plínio Amorim.

“Não fomos notificados. Soubemos pelas redes sociais, e a gente está tranquilo, pois fizemos tudo embasados na Lei Orgânica e no Regimento Interno. Quando formos notificado, iremos fazer a nossa defesa com o devido embasamento jurídico”, considerou Aero.

O presidente diz que não acredita que a decisão do Supremo Tribunal Federal de ter julgado pelo não à reeleição na Câmara dos Deputado e no Senado Federal, possa ser utilizada na questão de sua reeleição que foi antecipada um ano.

“Tem casos de outros vereadores no estado que foram julgados de forma procedente, a exemplo do presidente da Câmara de Arcoverde, Siqueirinha”, lembrou.

“Não me preocupa quem anda requentando matéria. Sei o trabalho que estou fazendo. Se um ou outro passa diferente para a população, a prova é que não fomos nem notificados nesta questão. Tem gente que vem requentando matéria e estou muito tranquilo”, registrou o gestor do poder legislativo de Petrolina.

Sobre salários e privilégios que o cargo lhe oferece, se isso pesava para essa antecipação, Aero Cruz registrou que essa cadeira de presidente é cobiçada e os comentários existirão sempre. “O presidente, governador, prefeito, presidente da Câmara, tem regalias, qualquer um que seja o presidente, terá”.

GILMAR CONFIRMA AÇÃO

Continuando com o mesmo posicionamento em defesa da população de Petrolina e da democracia, como aponta em suas postulação, o vereador Gilmar Santos, PT, autor da ação que pede a anulação do pleito que reelegeu Aero Cruz, confirma o processo.

“Esse é um pleito viciado, seja de imoralidade seja pela ilegalidade. O artigo 57 da Constituição veda o processo de reeleição da Mesa Diretora e no seu artigo 1º orienta sobre alternância de poder, no sentido que esse processo tenha tempo e transparência para avaliar essa gestão. Não pode é em menos de uma, isso ocorrer uma recondução”, argumentou Gilmar que pediu na justiça a anulação da reeleição antecipada de Aero Cruz que conquistou a vitória por 20 votos favoráveis e 1 contra, justamente o de Gilmar.

“É minimamente imoral e é sobre esta questão que nós nos posicionamos na sessão de votação, fomos derrotados politicamente, mas acionamos a justiça. Este ambiente vem deixando de ser a Casa do Povo para ser de ambientes particulares, diante da condução que o presidente vem tendo à frente desta Casa”, criticou o petista.

Para Gilmar, os vereadores estão esquecendo de cumprir o seu papel e quando o presidente diz que se requenta matéria, é porque sabe que isso incomoda.

“Bom lembrar que estamos aqui pelo voto popular e isso me fez assumir uma posição de defender o interesse da coletividade. Quanto aos demais colegas que a população julgue”, assinalou.

Sobre o questionamento sobre Aero duvidar que o processo exista, pois não foi notificado, Gilmar reafirmou que tem toda a documentação para confirmar a ação. O vereador aproveitou e respondeu sobre  quem diz que ele está querendo chamar a intenção por estar pré-candidato a deputado estadual.

“Quem avalia nossa posição dessa forma, ou está mal intencionado ou não conhece nossa forma de trabalho. Nosso mandato atua no cumprimento do dever do vereador de fiscalizar e apontar as irregularidades que nos apresentam”, reiterou.

OPOSIÇÃO ISOLADA

O vereador tem visto colegas de bancada, flertar com a situação, o que o coloca praricamente sozinho como oposição ao governo Miguel Coelho na Casa e foi perguntado se isso tem incomodado, atuar praticamente isolado na missão oposicionista.

“Incomoda a nossa população não estar participação do processo. São vereadores que vêm à serviço do poder econômico. Eles estão à serviço de quem financiou suas campanhas e não da população. A única oposição independente de esquerda é o nosso, os demais, a população deve fazer o devido julgamento, pois é preciso que nosso colegas assumam suas responsabilidades”, constatou o petista.

NOTIFICAÇÃO

O presidente foi notificado no final da manhã desta sexta-feira, 3, pelo Tribuna de Justiça de Pernambuco (TJPE): Confira nota da assessoria de imprensa da Câmara:

COMUNICADO

O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Aero Cruz, informa que recebeu oficialmente no Gabinete da Presidência, na manhã desta sexta-feira, dia 03 de dezembro, às 11:52, a notificação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, referente ao processo do mandado de segurança. Aero Cruz comunica ainda que prestará as devidas informações dentro do prazo estabelecido de dez dias. Ao tempo em que agradece a toda a Imprensa pelo apoio na divulgação dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Petrolina.

 

 

 

 

 

Portal TNE

 

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: