Agricultura FamiliarPolíticaTRIBUNNA Rural

Agricultura familiar em novo momento, foi o que apresentou Mineia Patrícia, engenheira do MDA e do Igevalle, em palestra do Semiárido Show

A palestra de Mineia foi uma das programadas pela organização do evento para este último dia da maior feira de inovação, novas tecnologias e desenvolvimento da agricultura familiar do semiárido nordestino.

Pesquisadora, a engenheira agronôma e mestre em Desenvolvmento Territorial e Meio Ambiente, Mineia Patrícia Góes, foi uma das palestrantes do último dia da 10ª edição do Semiário Show, maior feira de inovação, conhecimento e novas tecnologias de desenvolvimento para a agricultura familiar do semiárido nordestino.

Uma das mais exitosas edições, a programação deste ano que iniciou dia 1º, foi encerrada nesta sexta, 4, na estrutura montada pela Embrapa Semiárido, em Petrolina, sertão pernambucano, e recebeu  cerca de 100 mil pessoas nos quatro dias de feira.

A engenheira falou sobre o Plano Safra 2023 para a agricultura familiar! Quais as mudanças que podem ser citadas quando comparamos com o Plano Safra para agricultura familiar dos anos anteriores? No quesito crédito do PRONAF para a agricultura familiar do Nordeste, quais as estratégias que o governo federal pretende desenvolver para que os bancos aprovem projetos mais significativos em termos de valores valores? É previsível que o Garantia Safra amplie seu foco de atuação para além das perdas e excute assistência técnica?

Integrante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e do Instituto Igevalle, organização que reúne diversos profissionais do Vale do São Francisco para apoiar, executar e realizar políticas e ações que visem a promoção do desenvolvimento regional nas mais diversas áreas, Mineia detalhou que esses são assuntos que determinam uma nova realidade na política de apoio a toda essa cadeia produtiva.

O trabalho que ela acompanhou já no Governo Dilma e que retoma agora com ainda mais investimento determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  demonstrara o novo olhar institucional e de governo para a agricultura familiar sustentável com assistência técnica e uma política efetiva da prática agroecológica.

“Esse cenário atual de recomposição do MDA com um Plano Safra que alcança mais de R$ 70 bilhões para 2023/2024, um volume de recursos sendo o maior da história, demonstra a seriedade e a importância para essa população de agricultoras e agricultores familiares que depositam muita esperança  para o desenvolvimento do Nordeste e do semiário de forma mais específica. Apresentamos todo esse potencial que me deixou agradeica e certa que novos caminhos, novas perspeciva, que muito mais é possível para a nossa agricultura familiar”, observou Mineia que comentou sobre a chegada do Igevalle para ser parte importante no apoio de mais desenvimento para a nossa região.

Minéia diz estar pronta e prepatada junto com o MDA e o Igevalle para fortalecer as polítcias públicas para a agricultura familiar, agroecológica e sustentável 9foto divulgação)

“O próprio nome já diz tudo. O Igevalle é o Instituto de Gestão Ambiental, Social, Educacional, Saúde, Tecnologia e Inovação do Vale do São Francisco, ou seja, um instrumento que chega para abranger as áreas integradas ao trabalho que pretendemos desenvolver e com sucesso na região”, salientou a pesquisadora.

A avaliação de Mineia Patrícia em sua participação como agente do MDA num trabalho de capacitação dos agentes que devolverão uma das lacunas que havia sido retirada das políticas públicas para a agricultora familiar no Governo Collor: a assistência técnica.

“Tenho muita certeza que uma nova realidade é possível. Unindo forças junto ao governo, no meu acaso, como formadora dos agentes de extensão rural que acompanharão todo o nosso produtor e produtora, minha satisfação é enorme, junto com o início das atividade do Igevalle que tanta ações de importância que foram realizadas para ele se tornar uma realidade. Nessa soma de esfoços, vem junto muita abedoria e vontade para formatar uma nova perspectiva de vida para a nossa agricultura familiar e para as demais atividades que estaremos atuando”, concluiu Minéia Patrícia Góes.

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: