Notícias do ParlamentoPernambucoPolítica

Alepe confirma Lagoa Grande como ‘Capital da Uva e do Vinho’

Por Notícias do Parlamento

Na última terça-feira, dia 16/04, Lagoa Grande foi o destaque da sessão solene de entrega do título honorífico de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho ao município sertanejo. O título foi recebido pelo prefeito do município, Vilmar Cappellaro, MDB, no Auditório Senador Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife. O ato foi presidido pelo deputado estadual Henrique Queiroz Filho.

A entrega da honraria foi uma proposição do deputado estadual Jarbas Filho, MDB,  e marca o reconhecimento da vocação do município sertanejo para a vitivinicultura, bem como para o fortalecimento do enoturismo em Pernambuco. Com pouco mais de 24 mil habitantes, a produção de uvas no município chega próximo aos 73 milhões de toneladas. Além de produzir mais de 20 milhões de litros de vinhos por ano, a Capital da Uva e do Vinho ocupa a segunda posição na produção agrícola no estado de Pernambuco.

FALAS

Deputado autor da homenagem, Jarbas Filho

“Os números mostram a importância de Lagoa Grande para Pernambuco e para o Brasil, quando o assunto é produção de uva e de vinhos. Sendo assim, nada mais justo do que conferir ao município e ao povo lagoa-grandense esse título. Com toda certeza, irá colaborar para o seu desenvolvimento econômico, valorização da região e do setor agrícola, além de promover o intercâmbio entre as regiões produtoras de uva e a atração de mais turistas”, finalizou Jarbas Filho, autor da proposição.

Prefeito Vilmar Cappellaro 

“Esse título representa a possibilidade de expandir ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade, que é hoje o segundo polo empresarial agrícola de Pernambuco. Por meio dessa chancela da Alepe, vamos atrair muitos investimentos dentro da indústria, do turismo e, principalmente, da produção e comercialização de frutas”, afirmou o prefeito Vilmar Cappellaro.

Deputado Federal Fernando Monteiro 

“Em um passado não tão distante, um professor que morava no Sul veio para o São Francisco em busca de um sonho de poder unir, com sua persistência, perseverança, um conhecimento do Sul com a nossa força de vontade”, disse o deputado Fernando Monteiro.

Danilo Cabral, superintendente da Sudene

“Ninguém discute a essência e o mérito do título que Lagoa Grande está recebendo, por tudo que já foi apresentado aqui, de números, que representam o tamanho do município na produção de uva e vinho, não só para Pernambuco, mas para o Brasil”, frisou o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral.

Jorge Garziera, empresário e ex-prefeito que criou o Polo Vitivinícola de PE com base em Lagoa Grande

“Somos o único lugar do mundo que produz uvas todos os dias do ano, onde uma planta chega a produzir até quatro vezes por ano”, enfatizou o empresário Jorge Garziera, representando as vinícolas locais.

Além dos citados, a solenidade, bastante prestigiada,  contou com a presença do gerente jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Charles Roger; do diretor do Banco Rural, Michael Ferraz; vereadores de Lagoa Grande, entres eles o presidente Josafá Pereira; da cordelista e professora, Ronilde Gonçalves, de uma comitiva de Lagoa Grande, composta por secretários, secretárias, colaboradores e agentes públicos; e teve uma apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, composto por colaboradores da Alepe.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: