Bastidor (Cinara Marques)Colunas

BASTIDOR: Docente cobra coerência de deputados do PT e PC do B baiano ao se rebelarem contra cortes nas instituições federais e não fazerem o mesmo no plano estadual com os cortes nas universidades baianas

Por Coluna BASTIDOR – Cinara Marques – Portal Tribunna

Em seu perfil no facebook, a professora Andréa Santos, coordenadora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus Juazeiro, região norte do estado, fez um desabafo contra a postura de deputados estaduais de partidos como PT e PC do B, base do governo da gestão Rui Costa, reeleito ano passado. Andréa pede o mesmo compromisso e a coerência dos parlamentares baianos da esquerda que estão tendo ao defender as instituições federais contra os cortes do Governo Bolsonaro, postura diferente quando o assunto sãos os cortes do Governo Rui Costa nas universidades estaduais.

UNEB campus em Juazeiro

Os professores dessas unidades de ensino superior na Bahia, estão em greve a um mês, conforme Andréa, justamente para evitar cortes nas universidades estaduais baianas. Confira o desabafo da professora:

*Toda a minha formação acadêmica foi na instituição federal: UFBA e UFRJ. Escolhi a Universidade estadual para compartilhar os ensinamentos e os conhecimentos adquiridos. Sou docente e há um mês estamos em uma greve, justo para impedir que o corte de recursos – cada ano crescente – impeça que continuemos formando alunos e alunas, produzindo pesquisa e extensão. 
Compreendo a gravidade do corte nas federais, mas é inadmissível que os deputados do PT, PCdoB e da base do Governo de Rui Costa possam se manter omissos com a atual situação das quatro estaduais.

Nós, professores e alunos das estaduais, esperamos o mesmo compromisso em defender a Universidade pública estadual, pois acolhemos estudantes das cidades de toda a Bahia, a maioria de baixa renda.

Infelizmente, a maioria dos deputados baianos da base do Governo de Rui parece desconhecer a importância das estaduais e a atual circunstância da greve, e o desrespeito aos direitos trabalhistas como as promoções e progressões. Os deputados sabiam que nas federais o professor doutor já é classe adjunto? Enquanto as estaduais temos que esperar na fila por quase três anos.

Está na hora dos deputados baianos terem a hombridade de olhar para as estaduais e mediar essa situação de descaso com o servidor e o aluno/aluna das estaduais.

Vocês também têm votos nas estaduais. Vocês também têm filhos, sobrinhos estudando nas estaduais.
Temos toda uma Bahia representada e sendo acolhida nas estaduais. É dever do Estado investir na educação e na preservação deste patrimônio da Bahia, que são as estaduais.

Toda minha solidariedade a UFBA, UFRB,UFOB, Univasf. Mas também a UESC, UNEB, UEFS, UESB. É o que também esperamos dos deputados.*

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: