Bastidor (Cinara Marques)ColunasPolítica

BASTIDOR: vereadores e deputada discutem medidas para melhorar atendimento no HDM e mais da semana política aqui na coluna

Por Cinara Marques

Como encaminhamento da reunião ocorrida entre vereadores integrantes das comissões de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescentes, da Mulher e dos Diretos Humanos, da Câmara de Petrolina/PE, e uma comissão de manifestantes, na terça, 9, o grupo de parlamentares esteve na sexta, 12, reunido com o superintendente do Hospital Dom Malan (HDM), Etiel Lins.

Além dos vereadores, estiveram também presentes no encontro, lideranças de movimentos sociais e comunitárias que estiveram no protesto da terça.

BASTIDOR por Cinara Marques

O superintendente, Etiel Lins, recebeu o grupo para escutar as demandas que têm chegado à Casa Plínio Amorim e para expor o trabalho realizado e as dificuldades enfrentadas pelo hospital.

No encontro, os vereadores receberam do superintendente, informações farão da audiência pública que a Câmara promoverá, requerimento encaminhado pela vereadora Maria Elena, subscrito pela colega Samara da Visão. A data da audiência ainda será marcada e seu formato, provavelmente uma parte dos convidados participará do debate de forma remota.

Casos como troca de criança, de gestantes que passam por constrangimentos na hora do ingresso no HDM, de bebês que morrem por questão do protocolo do hospital em insistir no parto natural, mesmo que não haja essa possibilidade, são algumas das denúncias levadas há um bom tempo pela população para que as autoridades possam encontrar solução que vise um tratamento digno de fato às gestantes que precisam do hospital e onde muitas ficam com sérios traumas diante da forma de condução no atendimento, informações que são de conhecimento público.

O comando do HDM que hoje é administrado pela Fundação Professor Martiniano Fernandes, mas que passou quase 10 anos com o Imip à frente da unidade, nega que haja negligencia, descumprimentos de encaminhamentos médicos das gestantes, entre outras reclamações apontadas pela população em meios de comunicação, no Ministério Público e demais autoridades.

Sobre esta questão do parto normal x parto cesáreo, explicou, o superintendente disse: “Toda gestante que dá entrada em nossa unidade passa por uma avaliação da equipe médica, que faz a avaliação clínica e pede exames, quando necessário, para definição da conduta do parto. Seguimos protocolos científicos. O nosso compromisso é com o que a ciência preconiza. O que nós não temos como fazer é impedir ou prever as variáveis do parto”, argumentou Lins.

Ele completa que a taxa de cesariana no HDM é de 46%, pelo próprio perfil de atendimento. “Como podem perceber, a realidade é bem diferente do que é disseminado. Naturalizou-se tanto o parto cesáreo para a mulher que as pessoas esqueceram o risco que um procedimento cirúrgico como esse envolve”, acrescentou o superintendente. Eitiel apontou ainda que pesquisas da Ouvidoria do HDM revelam que a satisfação com os serviços do hospital chega a quase 80%.

O fato é que o impasse existe é que na audiência pública da Câmara de Petrolina, pelo menos se espera que o lado mais frágil desta história que são as gestantes, não tenha mais que passar pelo sofrimento denunciado constantemente ao procurar a unidade para a realização dos partos na cidade que conta ainda com a Casa de Parto Normal, a maternidade municipal como suporte do atendimento às grávidas petrolinenses..

A comissão representante da Câmara na visita à superintendência do HDM foi formada pelos vereadores César Durando (DEM) presidente da Comissão de Saúde; Maria Elena de Alencar (MDB), presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente; Zenildo Nunes-Zenildo do Alto do Cocar  (MDB), relator da Comissão de Saúde; Samara da Visão (PSD), relatora da Comissão da Mulher; Marquinhos Amorim (Republicanos), secretário da Comissão de Saúde; Osinaldo Souza (MDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, além de Major Enfermeiro (MDB), Diogo Hoffmann (PSC) e Josivaldo Barros (PSC), que integram as comissões de Saúde, Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente, respectivamente.

A sociedade civil foi representada pelos movimentos: Sou mãe, tenho medo e Nascimento com Respeito, além de lideranças de comunidades que recebem com frequência reclamações de atendimento no HDM.

Segundo a vereadora Maria Elena que junto com a colega de Comissão da Mulher, a vereadora Samara da Visão, provocou o encontro e convocou as demais comissões presentes, além de terem respaldado a manifestação de parte da população em frente ao hospital na terça, uma coisa é certa: as mulheres e crianças não podem mais passar o sofrimento denunciado pela população quando precisam serem de fato acolhidas no Hospital Dom Malan.

Lembrando que o HDM é referência no atendimento materno-infantil na rede PEBA, uma forma de gestão criada pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais, para ampliar o atendimento a casos de alta complexidade. A rede é formada por 53 municípios de PE, BA e parte do PI e esse pode ser um dos motivos das constantes críticas da população na questão do atendimento do HDM, muita gente para equipes que podem não ser suficientes para prestar um serviço melhor às mulheres petrolinenses e as que chegam dos outros estados.

Estaremos acompanhando tudo aqui na coluna e pela editoria de Política/Notícias do Parlamento. Faremos a cobertura com transmissão ao vivo da audiência pública no tribunanordeste.com.br, como também no instagram @portaltribunna e facebook.com/portaltribunna.

DEPUTADA TAMBÉM DE OLHO

A deputada e os dirigentes do HDM/foto Ascom-divulgação

A deputada estadual Dulci Amorim, PT, também esteve reunida na última semana com a direção do Hospital Dom Malan, buscando ouvir da superintendência respostas para as reclamações sobre o atendimento na unidade.

“Visitamos a unidade justamente para saber como podemos colaborar para melhorar o atendimento”, pontuou Dulci.

A deputada ainda destacou que o município de Petrolina precisa de uma maternidade própria, já que o HDM atende, além da demanda municipal, mais de 50 outras cidades.

“Soubemos, extra oficialmente, que a até a maternidade de Juazeiro está enfrentando dificuldades e, claro, por causa da Rede PEBA, sobrecarrega ainda mais a demanda do Dom Malan. Petrolina, assim como outros tantos municípios atendidos pelo Dom Malan, deve sim investir em maternidade própria.

A parlamentar vai tratar do assunto com a secretária de Saúde de Petrolina. Dulci Amorim também solicitou uma audiência com a secretária Magnilde Albuquerque para saber sobre o funcionamento da Casa de Parto do município e os resultados práticos da unidade, além de outras demandas da Saúde petrolinense.

INDIGNAÇÃO

Morador do Park Jatobá II, bairro localizado na região leste de Petrolina, sertão pernambucano, fez um curioso questionamento neste domingo, 14, a políticos que estão no grupo de whatsapp que faz parte.

Romilson Leal, liderança comunitária do Park Jatobá II, postou a mensagem no grupo e trago ela na íntegra aqui na coluna. Ele desafiou os políticos do grupo. Confiram:

“Não entendo quase nada de política. Sei que a origem do termo é, mais ou menos “Administrar a cidade”. Como disse não entendo nada de política, mas uma coisa entendo: Se o povo se unir consegue. Quero que algum político desse grupo me corrija se estiver errado. De novo: estou desafiando qualquer político, seja Municipal, Estadual ou Federal, a me corrigir se estiver errado na seguinte frase: ” O POVO UNIDO CONSEGUE, O POVO DESUNIDO É SÓ MASSA DE MANIPULAÇÃO”. Vou aguardar algum político a me corrigir, se estiver errado”. Romilson Leal

Vereador Alex de Jesus (foto reprodução youtube)
Vereador Capitão Alencar (foto youtube reprodução)

ALEX DE JESUS x  CAPITÃO ALENCAR

Integrantes da base do governo Miguel Coelho na Câmara de Petrolina, mas nem por isso de pensamentos iguais. Novato, mas ligado no desenrolar das sessões plenárias do legislativo, o vereador Capitão Alencar, do Patriotas, não aprovou muito a fala do colega de bancada, vereador de segundo mandato, Alex de Jesus, do Republicanos.

Alex reclamou da forma como a PM realiza as blitzes de trânsito e chamou a atenção do governador Paulo Câmara, PSB, para que observe a atuação dos policiais durante sua fala na reunião da terça, 9..

“Por motivo de atraso em pagamentos como do IPVA, os policiais tomam o veículo de um pai de família. Não que esteja certo andar com documento em atraso, mas acontece pela necessidade de levar o pão de cada dia. Se revoga tanta lei, porque não se revoga essa que ajudaria tantos pais de família”, pontuou Alex de Jesus que reclamou do prazo de apreensão de 2 meses para a retomada do transporte, se não vai à leilão e fará requerimento ao gerente regional da Ciretran, Adalberto Bruno Filho (Betão), para explicar.

“Estamos numa pandemia e fica difícil os pais de família conseguir  dinheiro para recuperar seu veículo num prazo tão curto”, revelou.

O Capitão Alencar que ingressou no mandato lembrando que será também a voz dos colegas de corporação no parlamento municipal, tratou logo de deixar as coisas claras na visão do que tinha posto o colega vereador Alex de Jesus, lembrando que a PM cumpre o dever de fiscalizar leis.

“Quando se fala mal dos órgãos de segurança pública, me toca e o vereador Alex de Jesus me tocou. Os policiais militares não fazem porque querem. Eles estão ali cumprindo a obrigação e os policiais são fiscalizados, as viaturas têm câmeras para acompanhar a atuação doa policiais.  Se existe a irregularidade, o melhor é cumprir a lei. Temos ações e programas para que essas pessoas recebam auxílios e paguem o licenciamento do veículo. O artigo 5º da Constituição Federal diz ‘Todos são iguais perante à lei’, então o tratamento é igual para ricos e pobres. E isso que os policiais fazem, garantir que todos cumpram a lei. Se tiver que culpar alguém que culpe os deputados, senadores que aprovam o Código de Trânsito Brasileiro. Os policiais militares não legislam e estão apenas cumprindo seu dever”, rebateu o Capitão Alencar.

Vereador Gilmar Santos (foto reprodução youtube)
Presidente vereador Aero Cruz (foto reprodução youtube)

MÚSICA x HIPOCRISIA

Já no caso do presidente da Câmara de Petrolina/PE, vereador Aero Cruz, MDB, o debate com o vereador professor Gilmar Santos, PT, envolveu música x hipocrisia, segundo pontuou o petista. Ao responder um elogio da vereadora Maria Elena, MDB, por ter colocado, antes da sessão, música, o presidente respondeu.

“Obrigado vereadora. Essa música com certeza acalmou muito bem o vereador Gilmar Santos”.

Resposta do vereador professor Gilmar Santos que não gostou nadinha do comentário do presidente: “Só que não, prefiro a inquietação em defesa da vida e não a hipocrisia que manipula para atrasar o nosso povo”, retrucou

Aero antes de declarar encerrada a sessão, rebateu o colega de oposição e a resposta de Gilmar pode ou não ser dada nesta terça, 16, quando ocorre a sessão plenária da semana: “Não tem jeito não vereador para acalmar esse coração”. E continuou ao encerrar a reunião, mostrando que não gostou nada da resposta de Gilmar.

“Se tem uma coisa que esse vereador, esse presidente, não usa é a hipocrisia. Costumo ser bem correto e ser bem sincero. Se existe aqui uma pessoa que diz uma coisa e prega outra, esse alguém é o senhor”, disparou Aero ao responder a Gilmar Santos.

Se tiver novo embate entre o emedebista e o petista, a gente acompanha e traz na cobertura da Câmara do Portal Tribuna NE e repercute nos destaques da semana na Casa, exclusivo em nossa fanpage do Facebook, aproveitem e curtam facebook.com/portaltribunna, Vamos estrear sexta, 19, às 10h30, ao vivo; claro, comentaremos aqui  também na próxima coluna BASTIDOR…

BLOCO NA RUA?

E o prefeito Miguel Coelho, do MDB de Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, resolveu botar o bloco na rua já agora também foi? Será que ele resolveu seguir o exemplo do ex-ministro e candidato a presidente da República, Fernando Haddad, do PT, que ouviu o conselho do ex-presidente Lula e tem se portado já como pré-candidato a presidente nas eleições 2022?

Bom, Miguel sabe que precisa se capitalizar como liderança de destaque estadual entre os opositores do governo socialista comandado em Pernambuco pelo governador Paulo Câmara, PSB, e tratou logo de endurecer as críticas à gestão de Câmara, ampliando o que já faz desde o final do ano passado o pai dele, o senador Fernando Bezerra Coelho, MDB. FBC volta e meia usa suas redes sociais para criticar o governo de Paulo Câmara,

Agora, é o prefeito Miguel Coelho que sabe que disputará a vaga com outros nomes bem avaliados na oposição, como os prefeitos Raquel Lyra, PSDB (Caruaru), Anderson Ferreira, PSC (Jaboatão dos Guararapes) e professor Lupércio (Olinda), para encabeçar uma chapa oposicionista nas eleições do próximo ano.

Ele tratou logo de dizer a que veio nesta corrida e não alisou não contra Paulo Câmara numa semana de entrevistas para divulgar rankings positivos de Petrolina. Na entrevista concedida ao programa Frente a Frente, do jornalista Magno Martins, o ‘galeguinho’ estava afiado..

“Temos que fazer esse debate de discutir o novo Pernambuco. Acho que Pernambuco está estagnado. Nunca recebeu tanto dinheiro como no ano passado, foram mais de R$ 2 bilhões, mas o governo de Pernambuco governa para o seus. Infelizmente existe uma distinção no tratamento do dinheiro azul com cidades governadas por quem não integra a base do governo”, alfinetou Miguel.

Na CBN Recife, na sexta, 12, o prefeito com pinta de pré-candidato a governador, tratou logo de chamar a petista Marília Arraes para o grupo de oposição em que estão ele, Raquel, Anderson e o professor Lupércio, vendo a confusão interna da deputada com seu partido.

Agora vale lembrar que o MDB de Miguel, de oposição ao governador Paulo Câmara, no campo estadual é aliado e com cargos no governo, por integrar a base de apoio à gestão estadual desde o segundo governo Eduardo Campos quando ocorreu o cachimbo da paz entre Eduardo e o senador Jarbas Vasconcelos, presidente de honra do MDB de PE.

Na política estadual, todo o mundo político sabe que Jarbas não é de concordar muito não com o grupo de FBC e agora de Miguel. Bora acompanhar de perto.

Se o PT tem confusão, parece que o MDB pernambucano não está ficando atrás não. Resta saber como vai ser essa costura que se configura nada fácil e Miguel sabe bem disso.

DIREITOS ENFERMEIROS

Enfermeiros de Petrolina se reúnem em assembleia do Sindicato. Segundo o representante regional do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco, SEEPE, Bruno Melo, a assembleia virtual aconteceu na sexta, 12 de fevereiro. Ele disse que os enfermeiros de Petrolina se reuniram com a presidência do (SEEPE) para discutir questões da categoria no município.

 

A reunião ocorreu de forma virtual para evitar aglomeração, reuniu mais de 50 profissionais.

A pauta aprovada de reivindicações da categoria discutiu a questão da campanha de vacinação contra a Covid 19 em Petrolina. O debate contou também contou com a participação de uma representante do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PE).

A pauta da assembleia será enviada nesta segunda, 15,  para a secretaria de municipal de Saúde, onde será solicitada uma reunião para abertura da mesa de negociação com o poder público municipal.

Segundo a presidente do Sindicato SEEPE, Ludmila Outtes, foi aprovado o prazo de 7 dias para retorno da secretaria.

Passado o prazo, será realizada nova assembleia para encaminhamento de outras ações da categoria.

Confira o vídeo da coluna no youtube Canal Tribunna, transmitido AO VIVO com exclusividade na segunda, 16h30, no Canal Cinara Marques também no youtube.

A Coluna BASTIDOR é semanal, sempre com a LIVE transmitida ou no domingo, 11h30 ou nas segundas, 16h30, no youtube Cinara Marques juntamente com facebook.com/portaltribunna.

Confere e se inscreve nos nossos canais e segue nossas redes sociais e acessem tribunanordeste.com.br:

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: