Política

Calamidade pública: prefeito Miguel Coelho poderá investir sem impedimentos legais em ações que visem o retardamento do avanço do Coronavírus em Petrolina

Homologação dos decretos de calamidade pública diante da Covid-19, foi aprovada pelos deputados em sessão da Alepe nesta terça, 31, e atende mais de 60 municípios pernambucanos.

#TRIBUNNAPandifCovid19  –  Por Cinara Marques

 

O prefeito de Petrolina-PE, no sertão do estado, Miguel Coelho, do MDB, disse em nova coletiva de imprensa online, agora a pouco, nesta terça-feira, 31, que irá precisar praticamente construir um novo Hospital Universitário que tem cerca de 120 leitos para conter casos da Covid-19 no município.

Ele disse isso após questionamento do PORTAL TRIBUNNA sobre na prática, o que significa a homologação para Petrolina, do decreto de calamidade pública, ocorrida via votação virtual na reunião plenária desta terça na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Segundo Miguel, a importância do decreto de calamidade pública, deixa, não só Petrolina, mas todos os demais municípios que decretaram a calamidade por conta da pandemia do Coronavírus, livres de amarras burocráticas num momento em que as ações devem ter mais agilidade para combater o avanço da contaminação do vírus.

“Com todo esse momento de crise, o comprometimento de nossas receitas já chegam entre 30% e 40%. Estamos com medidas de isolamento para conter o avanço e a receita não irá avançar. Para se ter uma ideia nessa luta diária, a Prefeitura já contratou pelo menos 36 profissionais para atendimento em nosso sistema de saúde e adquirimos mais 100 novos leitos, praticamente um novo HU, para fortalecer esse trabalho de atendimento. Junto, vem mais gente pra contratar. Então, esta é uma emergência que não pode estar atrelada a amarras democráticas”, explicou o gestor sobre a importância da homologação do decreto de calamidade pública na Alepe.

Miguel ainda falou sobre a questão da liberação das feiras e não do comércio. O prefeito lembrou que foi feita uma avaliação com o secretário Emício Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e avaliou que a reabertura das feiras, com os devidos cuidados e as restrições que o momento requer, não implicaria em dano ao decreto renovado da quarentena publicado nesta terça, 31.

“É um seguimento que se enquadra na questão do abastecimento de alimentos e que não integrou o decreto do governo do estado. Avaliamos junto com a equipe e a partir de amanhã, dia 1º, haverá uma escala de funcionamento, num rodízio de uma feira aberta por dia”, acrescentou Miguel Coelho, informando que essa reabertura das feiras terá o acompanhamento de equipes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Vigilância Sanitária para que todos respeitem os protocolos como distanciamento de bancas, sem aglomeração, entre outras regras..

MOTOTAXISTAS

Miguel também foi questionado sobre a situação dos mototaxistas que continuam proibidos de trabalhar, segundo o decreto que vale até o dia 15 de abril.

“Já me sentei com Emício e com o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite e ainda com o presidente da Agência do Empreendedor, Sebastião Amorim, para criarmos um auxílio emergencial destinados aos mototaxistas como também os feirantes que passaram dois finais de semana parados e outros trabalhadores informais como os ambulantes”, revelou o prefeito.

O gestor de Petrolina afastou ainda qualquer notícia de casos que não venham sendo notificados pela secretária de Saúde, diante de comentários em redes sociais de que pacientes na rede privada não estariam sendo informados.

“Todos os casos devem chegar à secretaria de Saúde em até 24 horas. Esse tipo de comentário de casos não notificados não existe. Desde o início, estamos prezando pela transparência. Temos um caso de internamento e um em isolamento domiciliar. Ainda bem que estamos tendo esse controle. No mais é reforçar que todo se mantenham em casa, sair só em extrema necessidade, pois vamos superar juntos, esse momento de dificuldade”, concluiu o prefeito Miguel Coelho.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: