BahiaNordesteSergipe

Chesf inicia controle de cheia no ‘Velho Chico’

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), iniciou a operação especial de seus reservatórios para promover o controle de águas diante da condição de cheias na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tendo em vista que o período húmido na região.

Na quarta feira, dia 12, foram elevadas vazões de todas as hidrelétricas da CHESF, gradativamente com a previsão de aberturas compostas a partir do dia 14, e no dia 24 de janeiro, a vazão praticada a partir das usinas de Sobradinho-BA e Xingó-SE será de 4.000 metros cúbicos por segundo (m/s).

De acordo com o operado de sistema elétrico da Chesf João Henrique Franklin, o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) decretou regime de cheia na Bacia do São Francisco, e que dessa forma, deve-se atuar com regras específicas, aguardando chegar mais água pois há um grande volume de chuvas acontecendo em no estado de Minas Gerais, a previsão é que o maior reservatório, Sobradinho-BA, possa alcançar cerca de 75% de armazenamento até o fim de janeiro. Com as chuvas ocorrendo até abriu, é possível que o reservatório de Sobradinho chegue a 100%, como no período úmido 2019/2020.

No atual momento o foco é o estreitamento do relacionamento da Chesf com as defesas civis e prefeituras para que estejam cientes do nível do rio.

Franklin ainda declara que a população terá  vazões que não se via a doze anos no Rio São Francisco e que será necessária a liberação da calha do rio, prevalecendo a segurança.

As prefeituras e defesas civis e todas as entidades  já foram comunicadas pela Chesf da liberação da água necessária para o controle da cheia. ( Comunicação Chesf)

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: