Política
Codevasf, Incra e movimentos sociais firmam acordo de cooperação técnica
Objetivo é viabilizar a irrigação dos assentamentos da reforma agrária na região.
Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da CIRA – Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária formada por: MST, FETAPE, SINTRAF, ASTRAF, CONSELHO POPULAR DE PETROLINA-CPP, INCRA E CODEVASF, realizada nesta terça, 30, na sede da Codevasf/3ª SR – Petrolina, foram debatidas e aprovadas medidas que visam estruturar a reforma Agrária, para Irrigação em Petrolina e Região, conforme informa o dirigente do CPP, Rosalvo Antônio.
Dentro das decisões da Comissão, foi firmado um acordo de Cooperação Técnica, envolvendo a Codevasf, INCRA e as demais entidades que compõem a CIRA.
Durante a reunião foi definido que a Câmara Técnica será composta por dois representantes do INCRA, dois da Codevasf e dois da Comissão, sendo que a CIRA já indicou os nomes de Reginaldo Martins/ MST e de Isália Damaceno/Sintraf e a Codevasf será representada pelos engenheiros servidores do quadro da companhia, Maxuel e Elijalma Augusto.
Durante a reunião, foi referendado o nome do representante do CPP, Rosalvo Antonio da Silva, para coordenar os trabalhos da CIRA, que terá como relator auxiliar, Maxuel, um dos representante da Codevasf na Câmara Técnica.
“Foi definido que inicialmente os trabalhos serão intensificados nos Assentamentos Terra da Liberdade e Água Viva 2, já visitados pelos membros da CIRA”, disse Rosalvo
Dentre outros presentes, participaram da reunião, o diretor regional do INCRA, Edilson Barbosa; o superintendente da Codevasf Edilasio Wanderley: Aldenira da ASTRAF.; técnicos da Codevasf e do INCRA, e Maria Bezerra, do Assentamento Terra da Liberdade e Eliete, do SINTRAF.