ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Comissão de Justiça da Alepe discute rodízio em cinco municípios da Região Metropolitana

#TRIBUNNAPandemiaCovid19

Por Notícias do Parlamento

 

Motoristas que descumprirem o rodízio de veículos decretado pelo Governo do Estado para conter o coronavírus podem ter os carros apreendidos. A penalidade está prevista em projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo e discutido pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, nessa terça.

A medida foi retirada de pauta atendendo a questão de ordem apresentada pelo deputado Antonio Coelho, do Democratas, que cobrou o cumprimento do prazo regimental para a apresentação de emendas. Ele é contrário à iniciativa.

“A minha preocupação é com a aprovação dessa lei que, de novo, vai levar ao sobrecarregamento do transporte público e ao encarecimento de serviços de aplicativo. Essa ideia já está funcionando mal em São Paulo e não vejo a necessidade da gente importar essa medida malfadada.”

Outra preocupação dos deputados da Oposição é com os motoristas de aplicativos, que devem seguir o revezamento, ao contrário dos taxistas. O líder da bancada, deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, disse que essa foi uma decisão injusta.

“Está havendo uma distinção entre os taxistas e os Ubers e já existe uma lei aprovada na Câmara dos Vereadores do Recife onde diz que essas categorias – dando regras para essas categorias – que elas se assimilam, portanto, aos taxistas.”

O procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, participou da reunião e esclareceu as dúvidas dos parlamentares. Ele justificou que é mais fácil fiscalizar a circulação dos taxistas, já que os carros são caracterizados e que a iniciativa não pode ter muitas exceções para que seja, de fato, efetiva. O procurador disse ainda esperar resultados diferentes dos alcançados em São Paulo, já que aqui foram decretadas, conjuntamente, medidas que restringem ainda mais o fluxo de pessoas nas ruas. “O rodízio da cidade de São Paulo ele foi ampliado, mas a cidade de São Paulo ainda não decretou a quarentena, então a gente fez as duas coisas conjugadas, aqui foi restrita a circulação de veículos para atividades essenciais.”

Ainda de acordo com o procurador Ernani Medicis, apesar das apreensões poderem vigorar enquanto se estender o estado de emergência, a ideia é de que elas só sejam realizadas pelo período de 15 dias, entre 16 e 31 de maio. “Essa medida restritiva, ela tem que ter começo e fim, ela não pode se estender muito tempo, então a gente trabalha hoje só com a possibilidade de 15 dias, não seria eu dizer que pode ser estendida, não sei dizer, agora posso assegurar que não trabalhamos atualmente com essa possibilidade.”

O procurador ainda esclareceu que o rodízio é válido para as cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O motorista deve observar o último dígito da placa, para saber se pode circular em dias ímpares ou pares. Todas as exceções estão previstas no decreto governamental.

O presidente da Comissão de Justiça da Alepe, deputado Waldemar Borges, do PSB, ressaltou o empenho do Poder Executivo no combate ao coronavírus. “Decisões firmes como essa, não só do governador de Pernambuco, mas de todos eles, é que têm feito com que a gente enfrente esse problema de maneira adequada, porque qualquer movimento que vise jogar as pessoas na rua neste momento é um movimento genocida.”

O parlamentar defendeu que a possibilidade de apreensão dos veículos fosse votada ainda nessa terça, afirmando que a situação da pandemia justifica a agilidade nas votações. Mas, no fim, a reunião terminou em consenso para que se aguardasse o devido prazo regimental e uma nova discussão foi convocada para quinta, às 10 horas da manhã. (Rádio Alepe)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: