Notícias do ParlamentoPolítica

Congresso Nacional contará com a Bancada Negra

POR NOTÍCIAS DO PARLAMENTO

Foi aprovada na última semana, precisamente na quarta, 1º, a criação da primeira Bancada Negra do Congresso Nacional. O grupo deve reunir cerca de 120 parlamentares que se declaram negros ou pardos.

O objetivo é fortalecer as pautas de cunho racial que tramitam atualmente no parlamento. O projeto, apresentado pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e pelo deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB) não precisará passar pelo Senado e será encaminhado diretamente para a promulgação. É uma rara junção entre esquerda e direita na Casa.

Com a entrada em vigor do projeto, a bancada poderá participar de reuniões convocadas pela presidência da Câmara, juntamente com os líderes, garantindo o direito de voz e voto. “Esse é um momento histórico, porque nosso país teve quase quatro séculos de escravidão, porque as duras estatísticas ainda chegam no corpo negro, seja na bala do estado nas favelas e periferias, na mortalidade materna, no feminicídio. Não estamos falando de direita ou esquerda, estamos falando da própria democracia do Brasil”, disse Talíria.

Ao todo, os parlamentares pretos ou pardos representam pouco mais de 24% do total de deputados federais, números que apenas mostram o tanto que o país precisa andar nessa questão.

Segundo o IBGE, negros e pardos são 55,9% da população brasileira.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: