Política

Secretária Ellen Viegas destaca no XX II Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca que parceria alavancará setor

LO evento que ocorre em Porto de Galinhas tem como tema Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar_

Parceria para alavancar o setor da pesca com a proposta de aumentar a produção e o consumo de pescado em Pernambuco foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Ellen Viégas, na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, na noite desta segunda-feira (21), no Hotel Armação do Porto, em Porto de Galinhas.

Ellen Viégas que tem  doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), salientou que o profissional do setor tem um papel fundamental na produção desse alimento aliado à iniciativas dos Govenos federal, estadual e municipal. O ministro da Pesca, André de Paula, também participou da abertura, entre outros representantes do setor no país, numa platéia com mais de 300 profissionais do setor, professores, pesquisadores e estudantes.

O evento tem como tema Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar: Diálogoss para o Futuro e segue até a próxima quinta-feira (24), com a realização simultânea do IV Seminário de Extensão Pesqueira e Aquícola. O evento encerra com a Carta de Porto de Galinhas com estratégias para o desenvolvimento do segmento.

O Governo do Estado está se estruturando no âmbito da SDA para o desenvolvimento da pesca artesanal e litorânea em Pernambuco. Para isso foi criada, já nesta gestão, a Gerência de Pesca e Aquicultura para apoiar o setor. Outras iniciativas estão em andamento para debater e direcionar políticas para a área, como a reativação e transferência do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a SDA e transferência do Comitê da Pesca Artesanal da SEMAS para a SDA.

A demanda de pescado no Estado não é atendida internamente, sendo suprida em até 500% (CEPENE, 2001), e para que a área tenha passe a ter esse quadro mudado é necessário uma atenção para o segmento com projetos e investimentos.  Os registros oficiais apontam para mais de 7 mil pescadores registrados nas colônias e associações e promover o potencial do setor é um desafio que pode ser concretizado.

*Congresso -* O XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), está sendo realizado  na Praia de Porto de Galinhas, Cidade de Ipojuca (PE), no período de 21 a 24, com o Tema: Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar: diálogos para o futuro. O CONBEP busca, entre outros objetivos, o aprimoramento dos profissionais da Engenharia de Pesca e demais profissionais que fazem parte do setor pesqueiro e aquícola no Brasil. Nesses dias serão realizadas palestras, oficinas, cursos e trabalhos de campo.

Como parte do evento, será realizado o IV Seminário de Extensão Pesqueira e Aquícola, com o tema; Participação e inclusão de comunidades tradicionais no processo de extensão. O Seminário tem como principal objetivo promover um intercâmbio de experiências em extensão (pesqueira e aquícola), pesquisa-ação e conhecimento tradicional.

 

 

Com assessoria de imprensa

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: