Futebol NordestePolítica
Copa do Nordeste terá jogo com arbitragem 100% feminina pela primeira vez na história
Confronto entre Fortaleza e América-RN, pela 1ª rodada do regional, ainda nem aconteceu, mas já entrou para a história da competição por ter seis mulheres na equipe de arbitragem
A Copa do Nordeste começará no próximo sábado (3), e um dos confrontos será entre Fortaleza e América-RN, entrarão em campo no Castelão, na capital cearense. Trata-se de um duelo até corriqueiro, pois já aconteceu 34 vezes, mas desta vez o jogo vai ficará na história. É que serão seis mulheres na arbitragem. Pela primeira na história, o Nordestão terá uma partida comandada por uma equipe de arbitragem 100% feminina.
A paraibana Ruthyanna Camila comandará o apito no jogo entre o Leão e o Mecão. Essa será, inclusive, a primeira vez que ela apitará um jogo da Copa do Nordeste. Apesar da estreia, Ruthyanna já esteve em vários jogos do regional como quarta árbitra e tem vasta experiência, apitando jogos de Série D, final do Série A3 do Brasileiro Feminino e também Clássicos dos Maiorais, entre Campinense e Treze, um dos mais relevantes do interior do Brasil.
s assistentes serão Brígida Cirilo, de Alagoas, que é assistente Fifa, e Carla Renata Cavalcanti, de Pernambuco. A quarta árbitra será Elizabete Esmeralda Cordeiro, do Ceará, assessorada por Simone Xavier, do Rio de Janeiro. E a analista de campo será Adeilma Luzia, do Rio Grande do Norte.
“É um sexteto que representará o quadro feminino com muita competência. A Ruthyanna esteve conosco na primeira sessão de trabalhos da homologação VAR e se destacou. No ano passado, ela já havia se destacado durante o ano todo, então nada mais justo do que darmos o retorno que ela merece. A gente espera realmente que seja a primeira escala de muitas que ela tenha, não só na Copa do Nordeste, como que ela e as suas companheiras tenham uma ótima temporada e possam se destacar no trabalho da arbitragem”, disse Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF. (COM GE)