Política

CPI da Covid: Ernesto Araújo admite que pediu para trocar embaixador da China

Depoimento do ex-ministro ainda liga Bolsonaro à compra cloroquina, e confirma que recebeu telegrama da Pfizer, em setembro do ano passado, com a oferta de 100 milhões de doses de vacinas ao Brasil.

O ex-ministro Ernesto Araújo admitiu ao senador Humberto Costa (PT), nesta terça-feira (18), durante sessão da CPI da Covid, que pediu para trocar o embaixador da China. O ex-ministro tomou tal atitude para defender o deputado Eduardo Bolsonaro, que agrediu fortemente o país asiático.

Humberto Costa afirmou que o pedido de Ernesto Araújo prejudicou e muito o Brasil, sobretudo durante o período em que se vivencia uma pandemia como a da Covid-19.  “Isso é a maior humilhação que alguém pode impor a uma nação aliada. Isso prejudicou profundamente a relação entre os dois países”, escreveu o senador petista em seu twitter.

E acrescentou: “A base aliada do governo continua tumultuando a CPI. O objetivo é muito claro: esconder dos brasileiros a verdade. Mas, a cada depoimento, fica clara a inépcia de Bolsonaro e Pazuello”.

Cloroquina                                                   

De acordo com o blog do Valdo Cruz, o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo compromete o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na estratégia de priorizar a produção e compra de insumos da cloroquina em detrimento da aquisição de vacinas. A avaliação foi feita ao blog do Valdo Cruz pelo vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“O ex-chanceler comprometeu totalmente o senhor Eduardo Pazuello e o presidente da República nas negociações para priorizar a produção e compra de insumos da cloroquina e não a aquisição de vacinas”, afirmou o vice-presidente ao blog.

Val Cruz ainda escreve que “durante seu depoimento, Ernesto Araújo disse que recebeu uma ordem do presidente da República para negociar com o governo da Índia a compra de insumos para produção de cloroquina no Brasil e que o Ministério da Saúde fez também o pedido diante da baixa no estoque do medicamento no país”.

Covax Facility

Renan Calheiros, relator da CPI, questionou o ex-ministro sobre o porquê de o Brasil ter aderido ao consórcio Covax Facility assinando contrato com a opção de 10%, em vez de 50% a que o Brasil teria direito em vacinas. Segundo Ernesto Araújo, a decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde no âmbito da estratégia do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, perguntou se o fato de o Brasil ter assinado o contrato para aquisição dessas vacinas somente em setembro de 2020, quando mais de 170 países já tinham aderido ao consórcio, teria gerado atrasos no envio desses imunizantes ao Brasil. Ernesto Araújo respondeu que a data da assinatura não alteraria o cronograma de envio dessas vacinas e o cronograma do plano de vacinação do país.

Pfizer

O ex-ministro confirmou que o MRE recebeu telegrama que informava sobre a proposta da Pfizer de setembro do ano passado com a oferta de 100 milhões de doses de vacinas ao Brasil. Ele afirmou que o Itamaraty deixou sob a responsabilidade do Ministério da Saúde a decisão sobre a proposta e, por isso, não interveio.

Questionado por Randolfe Rodrigues sobre a razão de não ter comunicado imediatamente ao presidente da República, Ernesto Araújo disse que “presumia” que Jair Bolsonaro já sabia disso. Segundo o ex-ministro, o telegrama informava que a carta da Pfizer tinha sido encaminhada à Presidência da República e aos ministérios da Saúde e da Economia.

Com Blog do Valdo Cruz e Agência Senado

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: