Bastidor (Cinara Marques)Política
Crise do IF-Sertão: um reitor substituto questionado e uma eleição sob risco de anulação
Coluna BASTIDOR por Cinara Marques
Uma onda de de notícias ruins tomou conta iF-Sertao Pernambucano no campus Petrolina. Junto com a greve da instituição, agora a estrutura está sem reitor, oficialmente.
A nossa redação tem recebido inúmeros documentos que apontam irregularidades nas eleições para a reitoria do IF Sertão ocorridas ano passado. Uma das observações tem sido a acusação de interferência da ex-reitora, Leopoldina Veras, no processo o que teria culminado com a vitória do professor Jean Alencar, apoiado pela ex-reitora.
“A interferência e o assédio da reitora no processo eleitoral foi tão grande, que a comissão pediu pra sair”, umas das denúncias recebidas em nossas dispositivos de interação com os leitores.
Essa primeira comissão eleitoral de fato abandonou o processo. Nós noticiamos na época.
E no comando ninguém sabe de quem de fato ocupa hoje a direção dos destinos do IF Sertão, visto que como não tem ninguém na reitoria não teria substituto.
O reitor eleito, Jean Alencar, não pode assumir diante de um processo que enfrenta de propriedade administrativa, denúncia feita pelo Ministério e Público Federal.
Oficialmente, a assessoria de comunicação do IF-Sertão informa que a defesa do reitor eleito já foi feita e aguarda os “trâmites burocráticos” do MEC para a nomeação de Jean que a mesma comunicação diz que ele está como substituto.
A comunidade acadêmica e escolar do IF-Sertão nos informa que não existe nenhum comunicado legal comprovando que Jean Alencar pode ser substituto, sendo que como não tem ninguém na função de reitor, no casa, reitora, também não teria substituto do ponto de vista legal.
Ainda neste sentido, toda a comunidade acompanha de perto o processo de impedimento da posse do reitor eleito e existe um encaminhamento de anulação das eleições e um dos motivos já com provas, seria a interferência da ex-reitora Leopoldina Veras no processo.