ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Deputada Teresa Leitão pede “punição veemente” a policiais do Biesp de Petrolina/PE acusados de abuso de autoridade e racismo contra três artistas do movimento negro local e o vereador Gilmar Santos, do PT

A parlamentar falou em nome dos deputados Dulcicleide Amorim e Doriel Barros, também petistas, e Jô Cavalcanti, das Juntas, do Psol. O fato denunciado por Teresa, ocorreu no domingo, 24, num evento de encerramento da programação do Novembro Negro em Petrolina.

Após grande repercussão desde domingo, 24, em Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, hoje, 26, foi a vez da deputada Teresa Leitão (PT) repudiar, em discurso durante o pequeno expediente da Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe),  a ação de policiais do Biesp de Petrolina, acusados de abuso de autoridade e racismo contra artistas negros e o vereador Gilmar Santos do PT da cidade, durante a Mostra de Artes Novembro Negro, no Ceu das Águas, bairro Rio Corrente, zona oeste da cidade..

A deputada registrou que falava em nome da bancada do PT na Casa: a líder da sigla na Alepe, deputada Dulcicleide Amorim, e do deputado Doriel Barros, além da deputada Jô Cavalcanti, das Juntas do Psol que pediu para se juntar à nota de solidariedade feita à Caroline Souza, da Associação das Mulheres Rendeiras, e os dois dois artista, Maércio José e Fabrício Nascimento,  as vítimas de abordagem considerada violenta e que foram detidos injustificadamente, junto com o vereador Gilmar Santos. Todos passaram a noite na delegacia, da cidade, só sendo liberados por volta das 5h.

“A polícia fez uma abordagem violenta contra um jovem negro acusado de portar arma, o que não era verdade. Caroline registrou a ação em vídeo e foi coagida a entregar o celular que gravou as imagens. Ao tentar evitar a prisão dela, o vereador e os artistas foram agredidos e detidos”, relatou Teresa, que contou, ainda, ter havido uso de spray de pimenta e soqueiras contra um grupo de pessoas que foram à delegacia prestar solidariedade aos detidos.

“Ação reflete o modus operandi de uma segurança pública pautada no racismo e na intolerância, visto que todos os apreendidos são pretos e pretas”, lamentou a parlamentar, que pediu providências ao Governo do Estado. “Repudiamos qualquer tipo de violência e exigimos punição para os maus policiais, que acabam maculando a imagem da polícia e do próprio Governo de Pernambuco”, afirmou a deputada.

AUDIÊNCIA

Sobre a audiência com o governador Paulo Câmara, a deputada Dulcicleide Amorim informou que já manteve contato com a Casa Civil e aguarda a marcação de uma data.

“Estão aguardando a volta do secretario Antônio de Pádua, de Defesa Social, que encontra-se viajando”, revelou Dulcicleide, frisando mais uma vez que toda a bancada do PT na Alepe,está atenta a esse episódio e buscando confirmar esse encontro com o governador..

“Uma ação que deve ser repudiada em nome do respeito e ao correto funcionamento de todas as instituições”, pontuou.

Cinara Marques/Redação Portal Tribunna

Com Imprensa Alepe

[email protected]

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: