PolíticaSaúde

Prefeitura de Juazeiro realiza ações em alusão à campanha de conscientização da saúde mental e emocional

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar ações integradas durante todo o mês de janeiro em alusão à campanha de conscientização para os cuidados com a saúde mental e emocional. Uma série de atividades estão sendo programadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em parceria com os três Centros de Atenção Psicossocial, CAPS II, CAPS AD III e CAPS IJ, com foco no acolhimento dos usuários com transtornos mentais e em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com foco na saúde dos trabalhadores que fazem o atendimento à população.

A campanha Janeiro Branco busca a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, além das doenças mentais, que podem ser causadas por uma série de fatores, como genético, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse cenário, então inseridos os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, enfatizou os avanços na área da saúde mental com a inauguração de nova sede do CAPS AD III, que atualmente funciona 24 horas, e a nova sede do CEREST, assim como os diversos treinamentos realizados ao longo de 2023 para acolher de forma mais eficiente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “A gestão da prefeita Suzana Ramos tem se empenhado, junto com toda a equipe, para acolher os nossos cidadãos de forma cada vez mais humanizada. Além das melhorias em alguns dos nossos equipamentos, realizamos diversos treinamentos com os profissionais de saúde de todas as nossas unidades básicas e especializadas para entender os processos e seguir os protocolos de atendimento aos usuários com transtornos mentais”, destacou.

Janeiro Branco Nas UBSs

A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, detalhou a temática das ações no município. “A Secretaria de Saúde está programando ações como palestras e rodas de conversa integrando as unidades básicas de saúde, que é a porta de entrada do usuário, os CAPS e o CEREST, para melhor acolhimento da população, assim como trabalhar a saúde mental e emocional dos trabalhadores que atuam com o público com foco em melhorar cada vez mais o serviço”, ressaltou.

Janeiro Branco

O mês de janeiro foi escolhido para intensificar as ações para os cuidados com a saúde mental e emocional devido porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: