AdegaCultura e TurismoPolítica

Deputado Lucas Ramos se junta ao prefeito Vilmar Cappellaro , deputado Jarbas FIlho e ao empresário Jorge Garziera para efetivar o Plano do Enoturismo do Vale do São Francisco

"Com o fortalecimento do enoturismo no Vale do São Francisco, vamos aumentar a geração de emprego e renda, ampliando os impactos socioeconômicos da cadeia produtiva da vitivinicultura", frisou Lucas. Para consolidar o projeto, estiveram presentes o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

O deputado federal Lucas Ramos, PSB/PE, usou suas redes sociais para divulgar um encontro que poderá ser um divisor de águas em matéria de investimentos e valorização do potencial turísitico do Vale do São Francisco junto ao potencial produtor de uvas e vinhos da região que conta com a ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’ em pleno sertão pernambucano.

Trata-se do município de Lagoa Grande que há mais de 20 anos no então governo do ex-prefeito Jorge Garziera, que é empresário do setor e uma espécie de ‘embaixador’ do polo vitivinicultor e do enoturismo do município e do Vale do São Francisco, se consolidou como rota turística, atraindo visitantes do Brasil e do mundo que confirmaram que o semiárido nordestino possui a segunda maior região produtora de uvas e vinhos finos e derivados do país, marcas premiadas internacionalmente, mas que diferente de outros polos, temos valor agregado: a beleza e a riqueza sertanejas e seus potenciais.

foto divulgação

A diferença para a Serra Gaúcha, referência do setor no país, é que no sertão do São Francisco o potencial vem da irrigação e também do sequeiro. No Polo Vitivinícola do Vale, existem potencial e atrativo turístico na região sem a irrigação e que se une aos parreirais.

É terra da caprinovinocultura, com a gastronomia local à base da carne de bode e de carneiro que casa bem com os premiados vinhos do vale, a exemplo da famosa carne de carneiro a mais apreciada do planeta que pode ser degustada entre outros espaços, no complexo do Bodódromo em Petrolina; as atrações e experiências incríveis do segmento na Villa Garziera, em Lagoa Grande; ou as visitas guiadas do roteiro do enoturismo e do agroturismo da maior região da fruticultura irrigada do país.

Temos ainda as degustações inéditas no roteiro do enoturismo. A união perfeita do queijo de cabra com os vinhos produzidos na região; se somando a nossa bela caatinga com sua fauna e sua flora exuberante e que tem a palma, novo ingrediente indispensável em receitas tradicionais que ganham outro patamar com esse detalhe iniciativa do ‘chef’ Josivan Carvalho ou Josivan da Palma.

A planta catingueira já integra políticas públicas na merenda escolar de vários municípios nordestinos, mas já já deve virar em breve a queridinha do cardápio dos restaurantes mais visitados e badalados do Nordeste.

E esse diferencial se completa com o ‘mais belo dos belos’; o Rio São Francisco que por si só já encanta, mas tem as belas praias fluviais, passeios por suas águas,, peixes que completam o trio gastronômico ‘raiz’ sertanejo e o pôr do sol mais espetacular do mundo. Tem a beleza e a riqueza que transformaram a realidade de cidades inteiras do sertão nordestino e reina imponente no Vale do São Francisco e por onde passa .

Então, viabilizar um plano permanente para fortalecer essa indústria do turismo neste potencial todo, é confirmar que no Nordeste a riqueza construída por muitas mãos, pode se expandir ainda mais e mudar ainda muitas realidades. Parabéns aos envolvidos neste encontro, num esforço e reconhecimento com seu povo vindo através do deputado federal Lucas Ramos que já avisou que será um perseguidor incansável da consolidação do Plano do Enoturismo do Vale do São Francisco.

Esse encontro em Gramado/RS, mostra o prestígio conquistado pelo deputado Lucas Ramos. Tendo ainda o deputado estadual Jarbas Filho, MDB; o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, na união e na força de viabilizar esse novo tempo que tem na vontade do empresário ‘embaixador’ de Lagoa Grande e do Vale do São Francisco, Jorge Garziera; o projeto de vida.

A consolidação de todo esse potencial tem no trabalho do superintendente da Sudene, Danilo Cabral e do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – Marcelo Freixo, a firmeza dessa certeza na agenda de regionalização dos potenciais do país que é premissa do presidente Lula em seu terceiro governo. (Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste)

Confira abaixo o post de Lucas sobre esse encontro histórico e que vai render bons frutos para o futuro da cadeia turística e promocional do Polo Vitivinícola e do Enoturismo do Vale do São Francisco.

Nos reunimos com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappelaro, e o empresário Jorge Garziera para traçar um plano de enoturismo para o Vale do São Francisco.
O objetivo é trazer boas experiências do Rio Grande do Sul, em especial o Vale dos Vinhedos, uma das rotas mais famosas do mundo, e adaptá-las às potencialidades do Sertão pernambucano.
Com o fortalecimento do enoturismo no Vale do São Francisco, vamos aumentar a geração de emprego e renda, ampliando os impactos socioeconômicos da cadeia produtiva da vitivinicultura.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: