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Honda traz econômica versão híbrida do Civic para o Brasil

e:HEV é importada da Tailândia e tem como principais concorrentes as versões híbridas do Toyota Corolla

Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste

AUTONEWS – No fim de 2021 a Honda interrompeu a produção do Civic no Brasil, até então o modelo que fazia alguma frente ao líder de vendas Toyota Corolla. Agora em 2023 a fabricante japonesa decidiu voltar a comercializar o modelo no mercado brasileiro na versão híbrida e:HEV, que fez sua estreia na garagem do Portal Tribuna Nordeste.

Importado da Tailândia, o Honda Civic e:HEV tem como principal concorrente, considerando o segmento e a motorização, as duas versões híbridas do Toyota Corolla. No quesito preço, um dos fatores decisivos na hora da compra, o Civic e:HEV está em grande desvantagem.

Enquanto a versão única do Honda Civic e:HEV tem preço a partir de R$ 244.990,00, a Toyota comercializa o Corolla na versão Altis Hybrid a partir de R$ 183.790,00 e a versão Altis Hybrid Premium a partir de R$ 193.590,00. Uma diferença de até R$ 61.200,00.

Por esse preço o Honda Civic e:HEV vem equipado com sistema de propulsão híbrido que conta com um motor elétrico de 184 cavalos e outro motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cavalos. Um segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU — Intelligent Power Unit, o compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem essa motorização tem consumo de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, com nível de eficiência energética de 1,21 MJ/km.

O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive, elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão, que se alternam automaticamente em função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias etc.

Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico. O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. Por fim, o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão.

Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.

A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

No design o Honda Civic e:HEV tem uma carroceria com três volumes bem definidos, com as linhas do para-choque e do capô conectando visualmente faróis e lanternas iluminados por LED. Estes, por sua vez, exibem assinatura luminosa com formas similares entre si.

Internamente se destaca a horizontalidade do painel, cujo posicionamento baixo e estilo limpo, sem interferência graças aos difusores de ar ocultos, colabora a consulta dos instrumentos, posicionados em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas.

O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo.

Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal, garantindo total conforto mesmo após viagens mais longas. Há ainda ajustes elétricos para motorista e passageiro.

O porta-malas do Civic híbrido tem 495 litros e ao destravar a tampa pelo botão na chave ou na porta do motorista, ela se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura.

Outro destaque do modelo é a conectividade: condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9”, prática e intuitiva em termos de utilização, seja por toque ou comandos de voz, com acesso ao Apple CarPlay e Android Auto.

Funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”, facilitando a operação quando com o carro em movimento.

No painel de instrumentos digital de 10,2” colorido é possível visualizar diversas informações sobre a condução, mas sempre priorizando a visualização

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Cinara Marques

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