ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Deputados aprovam contas de Paulo Câmara, João Lyra e Eduardo Campos, sem darem ouvido à críticas de parte da oposição

A sessão virtual da semana apreciou as contas do atual governador e dos dois ex-governadores, entre 2014 e 2016. A votação foi nesta quinta, 30 e o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, repudiou a reclamação de integrantes da oposição que questionaram o por quê da pressa em aprovar as contas. Ele frisou que todos os prazos regimentais foram obedecidos.

Por Notícias do Parlamento

 

Mesmo com alguns parlamentares da oposição, criticando a entrada de três contas, duas do governador Paulo Câmara (PSB) e e uma dos ex-governadores, João Lyra e Eduardo Campos, para a votação semanal da sessão plenária e remota da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ocorrida nesta quinta-feira, 30, a pauta foi aprovada, com votos contra de parte da bancada oposicionista e abstenções como do mandato coletivo Juntas, do Psol/PE.

Os demonstrativos avalizados pela maioria dos 49 deputados fazem referência aos mandatos dos ex-governadores Eduardo Campos e João Lyra (2014), e aos dois primeiros anos de administração (2015-2016) do atual governador, Paulo Câmara.

Com relação aos gastos de 2014, foram registrados 40 votos favoráveis e a abstenção de Clarissa Tércio (PSC), Juntas (PSOL) e Romero Sales Filho (PTB). Houve 38 votos pela aprovação do demonstrativo de 2015 e 40, de aval às contas de 2016.

As duas últimas prestações de contas, no entanto, receberam votos contrários de Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio, Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), líder da oposição, e Wanderson Florêncio (PSC). Juntas, Priscila Krause (DEM) e Romero Sales Filhos se abstiveram das duas últimas votações.

Deputado Eriberto Medeiros, presidente da Alepe (Foto: Divulgação ALEPE)

O presidente da Alepe, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), esclareceu pontos de críticas dos deputados oposicionistas, a exemplo do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC). Segundo Medeiros, as matérias apreciaram todos os prazos regimentais para que as respectivas matérias fossem postas à votação nesta quinta.

O presidente lembrou ainda que todas as contas em pauta, foram apreciadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e tramitou regimentalmente, pelas comissões da Casa como a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB).

“Algumas críticas feitas à votação dessas matérias não correspondem às práticas adotadas por esta Casa. São palavras que buscam jogar a Alepe na vala comum. Essas matérias foram votadas no tempo normal, correspondendo às devidas exigências. Os deputados e deputadas têm buscado, principalmente, levar transparência e aproximação deste Poder com a sociedade pernambucana. Por isso, repudio essas críticas que não condizem com as práticas da Casa”, declarou Eriberto Medeiros.

Ainda segundo o presidente, a Alepe cumpre o seu papel institucional e regimental num momento tão preocupante para todos, trabalhando e se dedicando para corresponder aos anseios de todos.

“Estamos trabalhando com seriedade e dedicação para corresponder aos anseios da sociedade pernambucana. Iremos, sempre que possível, debater e esclarecer tudo, de forma muito tranquila e pacífica. Mostrando que estamos aqui, buscando fazer o melhor para os pernambucanos e não confundir a opinião pública”, complementou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

COMISSÃO DE FINANÇAS

Deputado Lucas Ramos, presidente da Comissão de Finanças (Foto-divulgação ALEPE)

Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe, o deputado Lucas Ramos questionou a motivação dos deputados que foram contrários e daqueles que se abstiveram de opinar sobre as matérias. Segundo o socialista, os demonstrativos foram aprovados de forma unânime pelo colegiado, no último dia 11 de março, seguindo pareceres prévios emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

“A Alepe teve 30 sessões pós a publicação dessa aprovação para colocar as matérias, então, não houve pressa nenhuma”, rebateu o deputado

“A sessão desta quinta durou das 10h às 15h30. Temos reuniões ordinárias uma vez por semana, toda quinta, durante essa período de quarentena. Reitero que não houve urgência para colocar as três contas em pauta. Pode-se dizer que houve atraso, já que as contas são de 2014, 2015 e 2016 e já estamos em 2020”, frisou o deputado socialista.

Conforme o parlamentar, as contas foram discutidas e votadas no tempo certo, de acordo com a legislação. Lucas lembrou que ainda que o deputado estadual Antônio Coelho (DEM), seu colega de base política em Petrolina, principal cidade do sertão do estado, é da oposição, mas aprovou todas as três contas em pauta, semelhante o que fez seu irmão, ex-deputado Miguel Coelho (MDB), hoje prefeito de Petrolina.

“O deputado Antônio Coelho votou a favor em todas as 3 contas. Da mesma forma que fez Miguel Coelho (então deputado estadual, hoje prefeito de Petrolina, sertão) quando votou as contas de 2013”, assinalou o deputado Lucas Ramos.

Nossa reportagem manteve contato ainda nesta quinta, 30, com os outros dois deputados da região de Petrolina. Antônio Coelho via sua assessoria, e diretamente via celular com a deputada estadual Dulcicleide Amorim (PT), para que avaliassem a pauta da Alepe com as três contas dos governadores, e as criticas de parte dos oposicionistas com referência ao tema, mas aina não tivemos retorno.

No entanto, a redação do PORTAL TRIBUNNA, fica à disposição dos dois parlamentares para as suas devidas colocações sobre o assunto. (Por Cinara Marques)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: