Política

Direção do HDM/Imip denuncia que Juazeiro/BA está enviando pacientes de partos normais para a unidade, se valendo da Rede PEBA

A informação foi repassada à deputada estadual Dulcicleide Amorim durante visita da parlamentar à unidade especializada em média e alta complexidades no atendimento à mulher e à criança no Vale do São Francisco.

Uma grave constatação foi repassada para a deputada estadual Dulcicleide Amorim, do PT/PE, ao visitar a diretora do Hospital Dom Malan Gestão Imip (HDM/Imip). Segundo a parlamentar, a diretoria lhe repassou que a unidade vem recebendo pacientes de partos normais de Juazeiro, principal cidade do Norte baiano.

Segundo relatos dos diretores, a Saúde da vizinha cidade baiana, vem se valendo da Rede PEBA, sistema  de convênio integrado de saúde para casos de média e alta complexidades entre o Hospital Universitário, em Petrolina, no sertão pernambucano, e Hospital Regional de Juazeiro, para o envio de casos, apontando serem complexos e quando chegam para o atendimento, as pacientes vêm tendo o filhos de parto normal.

“Na conversa que tivemos nesta quinta-feira, 16, com a diretoria do HDM/Imip, foi nos passado esse quadro que considero extremamente preocupante, já que a demanda da unidade em Petrolina, já é bastante alta por estar dentro desta rede regional, mas para atendimentos de casos de média e alta complexidades”, informou a deputada.

Durante a conversa com os médicos dirigentes do Dom Malan, foi ressaltado que esta semana, conta Dulcicleide, um dos médicos da diretoria fez questão de acompanhar cerca de 8 pacientes que chegaram de Juazeiro e todos foram procedimentos de partos normais.

“É um problema sério. Essa rede PEBA já provou que tem que ser repensada. Outra informação que tivemos é que um médico que atende na cidade vizinha do lado baiano da região, trouxe outras cinco pacientes e todas foram partos normais. Eu já estou mantendo contado com as autoridades de saúde baiana para saber o que está acontecendo, pois o HDM é especializado em atender os casos mais graves. Os de rotina, têm que ficar à cargo da saúde pública dos municípios, dentro do mesmo acordo da Rede PEBA”, constatou Dulcicleide Amorim.

Ainda de acordo com a deputada, ela disse que encontrou com o deputado estadual Roberto Carlos, do PDT baiano e com base política em Juazeiro, na noite desta quinta, durante a passagem de comando do 72º Batalhão de Infantaria do Exército, em Petrolina, e o chamou para discutir o assunto e buscar um entendimento para evitar que casos simples de Juazeiro não sobrecarreguem o já sobrecarregado HDM/Imip.

“Já agendei uma conversa com ele para buscarmos uma saída para este quadro que nos preocupa, bem como a todos os pacientes de maior gravidade de Petrolina e das cidade de Pernambuco que necessitam dos serviços do HDM em nossa região”, considerou a deputada.

A deputada com a diretoria da unidade (Foto: Divulgação)

PARCERIA MANDATO

Ainda no encontro no HDM/Imip, Dulcicleide Amorim aproveitou para debater parcerias entre a instituição e o seu mandato, com o intuito de implementar projetos que melhorem significativamente a saúde da população petrolinense e de todo o Vale do São Francisco.

“Agradeço aos profissionais que constituem o Dom Malan, pela recepção e acolhida!”, concluiu Dulcicleide.

Por Cinara Marques

Portal Tribunna

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: