Política

Em Salgueiro/PE, ministros de Lula entregam retomada de eixo da transposição

SALGUEIRO,/PE – A distribuição de água do canal do Eixo Norte  estava paralisado desde outubro do ano passado,  gerando problemas na distribuição da água a partir de Salgueiro.

A nova estrutura tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo e deve abastecer mais de 12 milhões de pessoas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Os ministros Paulo Pimenta (Comunicações) e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional deixaram claro que as obras da Transposição só estarão completamente concluídas “quando chegar água à torneira do último morador do distrito de Pau Ferro, em Salgueiro”.

Aliás, a comunidade urbana de Pau   Ferro está sem água potável em casa há mais de oito dias. O ex-presidente Bolsonaro usou (e abusou)  do projeto da Trnasposição do São Francisco, que era dado por ele como concluído e que seu governo tinha conseguido  “aposentar” os carros – pipa,  cuja imagem ainda permanece  no cenário nordestino.

Os ministros Waldez Góes – da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Paulo Pimenta – das Comunicações oficializaram ontem (13) , em Salgueiro, a entrega do novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), no Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

A solenidade reuniu membros da sociedade civil e autoridades políticas.

A estação estava paralisada desde outubro de 2022 por problemas técnicos decorrentes da falta de manutenção no local. O trabalho no sistema de bombas começou em maio deste ano. Foram investidos R$ 2,2 milhões na recuperação.

Agora, o novo sistema da estação tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo e deve abastecer mais de 12 milhões de pessoas, em 222 municípios, dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

De acordo Waldez Góes, um segundo sistema de bombeamento está previsto para ser entregue no fim do ano. A duplicação do bombeamento da EBI-3 vai aumentar de 25% para 50% a capacidade de abastecimento do Eixo Norte da Transposição.

“Hoje estamos aqui para acionar a primeira bomba e no segundo semestre vamos acionar a segunda bomba. Já tem toda uma determinação para a gente duplicar esse bombeamento. Então nós vamos trabalhar os projetos para colocar um novo conjunto de bombas aqui, de maneira que as obras também que vão levar água para as comunidades, para os estados, possam fluir com mais rapidez”.

O projeto de integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Em Salgueiro, são 260 km de extensão. O investimento total da transposição ultrapassa os R$ 12 bilhões.

O ato não contou com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva (que chegou a ser anunciado durante a semana anterior pelo prefeito de Salgueiro, Marcones Sá), mas foi prestigiado por um bom número de políticos do Ceará e Pernambuco, entre vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e deputados federais, além das vice -governadoras Priscila Krause, de Pernambuco e sua colega do Ceará Jade Romero, que discursaram agradecendo o apoio ao presidente Lula aos projetos estruturantes que leva água às torneiras das famílias que moram nos grotões do Nordeste.

Com g1pe

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: