PolíticaVideos

Entrevista: “A Codevasf vai voltar a ter uma atenção prioritária na questão do abastecimento d’água e do saneamento”, de Edilázio Wanderley, superintendente da Codevasf Petrolina

Veja o vídeo com a entrevista exclusiva de Edilázio para o PORTAL TRIBUNA NORDESTE e Tribuna Nordeste TV com o balanço de pouco mais de 4 meses de seu comando à frente da 3ª SR de um dos principais órgãos do Governo Federal em PE.

Estivemos no final do ano gravando  entrevista com o balanço do comando do superintendente Edilázio Wanderley à frente da Codevasf em Petrolina. O vídeo da entrevista você confere às 12h deste 3 de janeiro de 2024 direto do Café com Política Podcast, veiculado no Canal Aberto Rádio e TV Web e abaixo na Tribuna Nordeste TV e redes sociais do Canal Aberto com cortes nas redes do Portal Tribuna Nordeste.

Neste mês de janeiro o Café com Política será gravado com reprises também das principais conversas que tivemos com os convidados no programa nos mais de 30 episódios da primeira temporada que estreou dia 6 de novembro. A volta ao vivo e diária será em fevereiro.

ABASTECIMENTO D’ÁGUA E SANEAMENTO

Entre outros assuntos, um dos temas que resolvemos dar destaque como manchete da conversa com Edilázio foi sobre a iniciativa do novo superintendente do órgão considerado o principal do governo federal aqui na maior cidade do sertão de Pernambuco, de buscar recursos junto ao presidente Lula, do PT, para a execução de obras de abastecimento d’água e saneamento básico na região.

A Codevasf teve forte atuação nesse campo durante o segundo governo da presidente Dilma, PT, por meio do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento.

“A Codevasf já tem uma expertise nas ações do acesso à água. Já são 49 anos. Mas, nós já estamos mostrando quais são as prioridades nossas. Temos demonstrado nas idas à Brasília para retomar essas ações”, disse o superintendente.

SISTEMA ITAPARICA

Na nossa entrevista, Edilazio Wanderley falou de outros temas que ele têm buscado discutir e viabilizar soluções, a exemplo do problema histórico que remete 37 anos que envolve os agricultores assentados do Sistema Itaparica.

Os produtores foram reassentados pela Chesf quando da construção da barragem de Itaparica, só que com a privatização da ex empresa pública federal, a situação ficou ainda mais complicada para a Codevasf resolver.

“A busca é por uma solução no sistema que tinha o acompanhamento em parceria entre a Chesf e Codevasf, mas com a privatização da Chesf, foi repassado para a Codevasf, vamos dizer assim, de uma maneira desarrumada. Vamos buscar dialogar e no ano do orçamento de fato do governo Lula, a gente ira apresentar uma solução para esses produtores”, ressaltou Edilazio.

Confira a entrevista completa abaixo:

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Imagens: Tony Souza

Apoio: Jailson Mangabeira

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: