Política

Feminicídio é transformado em crime inafiançável e imprescritível pelo Senado

Com o voto favorável da bancada do PT no Senado, o feminicídio foi transformado em crime inafiançável e imprescritível pela Casa. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 75/2019, que segue agora para a Câmara dos Deputados, será um importante instrumento na legislação penal no combate à violência contra as mulheres, segundo o líder petista no Senado, Humberto Costa (PT).

O feminicídio é um crime praticado contra a vida da mulher motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. Pelo texto aprovado, ele poderá ser julgado a qualquer tempo, sem que a data em que foi cometido possa ser usada eventualmente pelo réu como alegação para a prescrição. Atualmente, esse tipo de crime prescreve em 20 anos.

De acordo com dados oficiais, os casos de feminicídio cresceram 247% entre 2017 e 2018. Somente no ano passado, foram registrados 1.173 casos. No primeiro mês deste ano, 119 mulheres morreram e outras 60 sofreram tentativa de assassinato no Brasil.

Para Humberto, o fato de o feminicídio também se transformar em inafiançável vai dotar o sistema penal brasileiro de elementos mais efetivos de proteção às mulheres e de combate às agressões.

“Essas duas previsões vêm evitar que a mulher seja vítima de violência uma segunda vez. O agressor será preso sem direito à fiança e, independentemente do tempo que a Justiça levar para julgar o caso, o crime não prescreverá”, analisou o senador Humberto.

De autoria da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), o texto recebeu uma emenda pela qual o crime de estupro também passou a ser imprescritível. A proposta que altera a Constituição será enviada para apreciação da Câmara dos Deputados ainda esta semana.

Redação Portal Tribunna com ASCOM

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: