BahiaNotíciasPolítica

Governo da Bahia entrega Casa de Apoio à Mulher com Câncer e Centro de Ensino e Pesquisa

Nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa, junto com a secretária da Saúde, Adélia Sampaio, inauguraram a Casa de Apoio à Mulher com Câncer (CAMC) e o Centro de Ensino e Pesquisa, ambos localizados no bairro do Monte Serrat, na capital. Com o apoio da CAMC, as mulheres do interior, que fazem tratamento contra o câncer no Hospital da Mulher podem ter todo o auxílio e infraestrutura de uma casa de acolhimento. A entrega compõe parte da das homenagens do governo da Bahia ao Dia Internacional das Mulheres.
Planejada para garantir a continuidade do tratamento de pacientes que residem em municípios distantes de Salvador, a Casa de Apoio oferece hospedagem, terapias ocupacionais, atendimento nutricional e psicológico. O investimento da obra foi de R$ 3,3 milhões e o local tem a capacidade de acolher e hospedar 45 mulheres.
“Os espaços vão dialogar com o Hospital da Mulher e vão buscar abrigar pesquisas sobre os cânceres que envolvem as mulheres e também funcionará como uma casa de acolhimento para a mulher socialmente vulnerável que precisa fazer o tratamento e mora em alguma cidade da Bahia. Agora, ela vai ser acolhida ali durante todo o processo de atendimento”, detalhou o governador.
Pesquisa
A Casa e o Centro de Ensino e Pesquisa oferecem um serviço integrado em prol da assistência imediata de pacientes, além de um polo de pesquisa sobre o tratamento do câncer. Com investimento superior a R$ 2 milhões,  o local conta com sala de recepção, Centro de Processamento de Dados (CPD), salas de reunião e informática, salas de freezers e insumos, midiateca, sala de treinamento e um auditório.
Para a secretaria da Saúde, Adélia Sampaio esse Dia das Mulheres é um muito especial pela entrega dessa estrutura. “Uma unidade que vai se voltar para duas questões; uma sobre o estudo e conhecimento sobre mulheres e demandas de mulheres na Bahia e, a outra a unidade integrada, que é a Casa de Apoio. Esta unidade está voltada a acolher mulheres que estão em tratamento ontológico e preferencialmente tem o seu domicilio a mais de 110 km da capital e que terão essa estrutura de apoio, que envolve um lugar para dormir, para cuidar da higiene, um lugar para relaxar e ser cuidada” celebrou.
Secretárias de outras pastas Governo acompanharam o evento, entre elas Arany Santana (Cultura), Julieta Palmeira (Política para as Mulheres) e Fabya Reis (Promoção da Igualdade Racial).
Pacientes celebram
Em tratamento de câncer no Hospital da Mulher, Rosinete Sousa Ribeiro, 51 anos, moradora do município de Rui Barbosa, garante que é de grande importância o acolhimento que a unidade vai oferecer. “Para mim que não resido em Salvador o custo de me manter aqui, durante o tempo de tratamento, é muito alto mas, agora eu vou receber essa grande ajuda na minha vida”, comemorou.
(Assessoria de Imprensa)
Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: