NotíciasPetrolinaPolítica

Hospital Dom Tomas recebe doções no Dia do Cooperativismo

O sétimo princípio do cooperativismo, que é a preocupação com a comunidade e o bem estar social, foi evidenciado em Petrolina – PE, no último sábado (02), com a doação de 12 ar-condicionados para o Dom Tomás (HDT), hospital de referência no tratamento de câncer no Vale do São Francisco.

A ação, promovida por cooperativas regionais dos segmentos de saúde, agrícola e de crédito, marcou as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.

De acordo com o diretor executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, a doação, que totaliza R$ 30 mil, será destinada aos leitos que farão parte da nova área de expansão do hospital.

“Fortalecer o trabalho desta entidade que auxilia a população em vulnerabilidade social faz parte dos princípios cooperativistas e do propósito que norteia o Sicredi Vale do São Francisco”, ressaltou.

O presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também destacou a importância do Dom Tomás, enfatizando a necessidade da participação e apoio de toda a comunidade para o bom andamento dos trabalhos no hospital.

“Acompanhamos de perto os esforços realizados pela equipe de saúde do HDT para oferecer assistência humanizada e integral aos pacientes com câncer e seus familiares. E, a cada dia, vibramos com as conquistas a exemplo da realização crescente de procedimentos em oncologia”, concluiu.

Além do Sicredi e da Unimed Vale do São Francisco, participaram também da doação, as cooperativas Coopexvale, Copexfruit, Cerpel, Valexfruit, Coana e Sicredi Pernambucred.

Segundo o diretor técnico-médico do hospital, Alan Ribeiro, a contribuição e o apoio das cooperativas é um estímulo para que a instituição continue atendendo mensalmente, a 1.500 pacientes em tratamento contra o câncer de 60 municípios do entorno de Petrolina, incluindo o norte da Bahia. São, ao todo, dois milhões de pessoas beneficiadas pela unidade, que é o principal hospital oncológico do Vale do São Francisco.

Celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, a comemoração pelo Dia Internacional do Cooperativismo, em Petrolina, contou ainda com dinâmicas de grupo e oficinas sobre cooperativismo e solidariedade realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE).

A entidade, que integra o Sistema S, é parceira das cooperativas no âmbito de iniciativas nas áreas de promoção social, formação profissional e monitoramento. O município, que fica no Sertão do São Francisco, representou, pela primeira vez, o estado de Pernambuco na campanha nacional Dia de Cooperar (Dia C). Considerado o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil, o Dia C beneficiou mais de 5 milhões de pessoas, somente em 2021. Só em Pernambuco foram mais de 15 mil beneficiários com 20 ações realizadas pelas cooperativas pernambucanas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

com assessoria de imprensa

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: