AutoNewsPolítica

Hyundai Creta alcança o topo com a linha 2024

Modelo assumiu a liderança no segmento dos SUVs compactos

Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste

AUTONEWS – A Hyundai iniciou o ano com uma excelente conquista: a linha Creta 2024 assumiu a liderança em janeiro no segmento dos SUVs compactos com 4,9 mil emplacamentos, deixando para trás o Chevrolet Tracker e Nissan Kicks – 4,3 mil e 4,1 mil emplacamentos, respectivamente segundo e terceiro colocados.

E foi o SUV compacto líder, com vendas iniciadas no Brasil em 2017, que passou pela nossa garagem durante a última semana. Embora os números sejam referentes ao primeiro mês do ano e muita coisa pode acontecer, assumir a liderança não é uma novidade para o modelo.

Se no ano de estreia a linha Creta foi a segunda mais vendida, já em 2018 ele foi o mais vendido – posição que certamente quer conquistar novamente em 2024, depois de fechar 2023 na terceira posição, atrás dos fortes concorrentes Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.

Para seguir líder durante todo o ano de 2024 a Hyundai oferece uma vasta opção para a linha Creta. No seu site é possível ver o Creta Nova Geração, com as versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. Há também o Creta N Line e por fim o Creta Action, único oferecido com uma carroceria diferente – a da versão anterior.

Nas versões do Creta Nova Geração ainda é possível ter variações de conforto e segurança denominadas Plus ou Safety, além da opção do teto solar panorâmico.

As versões Comfort, Limited e Platinum são equipadas com o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, três cilindros e 120 cavalos de potência. Já a versão topo Ultimate é equipada com motor aspirado Smartstream 2.0l que entrega 167 cavalos de potência.

Todas as versões, independente da motorização, são equipadas com transmissão automática de seis velocidades e sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, o que proporciona economia de combustível.

Ainda é possível selecionar o modo de direção em Normal, Smart, Eco e Sport, que escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção

No design a linha conta com uma grade frontal em formato hexagonal, que dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata, sendo emoldurada em prata ou cromado.

O conjunto óptico dianteiro vem com luzes diurnas em LED em todas as versões. Já os faróis e lanternas em LED são exclusivos para a versão topo Ultimate.

As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão Comfort, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações Limited e Platinum e diamantadas e de 18 polegadas na versão Ultimate. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.

Na parte traseira as lanternas em LED exibem uma assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.

No interior o console central é mais elevado e o painel central fica voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T.

A central multimídia BlueNAV tem uma tela com 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto. É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.

O pacote de segurança Hyundai SmartSense entrega ainda Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.

O teto solar panorâmico disponível em algumas versões é um dos pontos altos do modelo. Oferece uma área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro.

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

O Bluelink, além das funcionalidades como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: