Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste
AUTONEWS – A Hyundai iniciou o ano com uma excelente conquista: a linha Creta 2024 assumiu a liderança em janeiro no segmento dos SUVs compactos com 4,9 mil emplacamentos, deixando para trás o Chevrolet Tracker e Nissan Kicks – 4,3 mil e 4,1 mil emplacamentos, respectivamente segundo e terceiro colocados.
E foi o SUV compacto líder, com vendas iniciadas no Brasil em 2017, que passou pela nossa garagem durante a última semana. Embora os números sejam referentes ao primeiro mês do ano e muita coisa pode acontecer, assumir a liderança não é uma novidade para o modelo.
Se no ano de estreia a linha Creta foi a segunda mais vendida, já em 2018 ele foi o mais vendido – posição que certamente quer conquistar novamente em 2024, depois de fechar 2023 na terceira posição, atrás dos fortes concorrentes Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
Para seguir líder durante todo o ano de 2024 a Hyundai oferece uma vasta opção para a linha Creta. No seu site é possível ver o Creta Nova Geração, com as versões Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. Há também o Creta N Line e por fim o Creta Action, único oferecido com uma carroceria diferente – a da versão anterior.
Nas versões do Creta Nova Geração ainda é possível ter variações de conforto e segurança denominadas Plus ou Safety, além da opção do teto solar panorâmico.
As versões Comfort, Limited e Platinum são equipadas com o motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, três cilindros e 120 cavalos de potência. Já a versão topo Ultimate é equipada com motor aspirado Smartstream 2.0l que entrega 167 cavalos de potência.
Todas as versões, independente da motorização, são equipadas com transmissão automática de seis velocidades e sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, o que proporciona economia de combustível.
Ainda é possível selecionar o modo de direção em Normal, Smart, Eco e Sport, que escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção
No design a linha conta com uma grade frontal em formato hexagonal, que dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em cascata, sendo emoldurada em prata ou cromado.
O conjunto óptico dianteiro vem com luzes diurnas em LED em todas as versões. Já os faróis e lanternas em LED são exclusivos para a versão topo Ultimate.
As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão Comfort, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações Limited e Platinum e diamantadas e de 18 polegadas na versão Ultimate. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.
Na parte traseira as lanternas em LED exibem uma assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.
No interior o console central é mais elevado e o painel central fica voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo tem base reta e a alavanca de câmbio em T.
A central multimídia BlueNAV tem uma tela com 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto. É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360°, uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.
O pacote de segurança Hyundai SmartSense entrega ainda Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.
O teto solar panorâmico disponível em algumas versões é um dos pontos altos do modelo. Oferece uma área envidraçada que vai até a cabeça do passageiro traseiro.
Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
O Bluelink, além das funcionalidades como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.