ConstruimóveisPolítica

Maringá desbanca Shanghai e inaugura bairro mais sustentável do mundo

Construimóveis – Nesta sexta-feira (11), a cidade de Maringá, no noroeste do estado do Paraná, inaugura o bairro mais sustentável do mundo com certificações internacionais que reconhecem engenharia e construções que impactam a qualidade de vida da sociedade. Até então, o bairro mais sustentável do mundo ficava em Shanghai, na China.

Construído com uso racional de energia, acústica, água, iluminação e visando o bem-estar dos usuários, o Eurogarden Maringá foi inserido no sistema internacional de certificação LEED que é utilizado em mais de 160 países para incentivar a transformação de projetos, desde a construção até as operações de edificações, com foco na arquitetura sustentável e engenharia. As instalações são avaliadas em oito dimensões e recebem pontos pelos requisitos atendidos.

O nível de certificação (Certified, Silver, Gold e Platinum) é determinado pela quantidade de pontos obtidos. No ranking 4.1 da certificação LEED, o exclusivo Eurogarden Maringá se consagrou como o empreendimento com a maior pontuação no mundo, obtendo 95 pontos, o mais alto patamar de excelência voltado a comunidades, com a Certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design). Esse feito supera empreendimentos localizados na China, Estados Unidos, Guatemala, Índia e Itália.

Entrevistado: Jefferson Nogaroli, CEO do Eurogarden Maringá.

O que ele diz: “Mais do que construir um bairro, nós queríamos deixar também um legado para a cidade, queríamos desde o começo criar um novo modelo de urbanismo, um modelo feito para pessoas, para caminhar, para andar de bicicleta e isso vem com o que tem de mais moderno no novo urbanismo. Ao desenvolver o projeto, fomos nos apaixonando cada vez mais pela ideia, buscando excelência e quando percebemos tínhamos uma pontuação de 95 pontos que hoje é a maior pontuação para as comunidades certificadas pela LEED. O investimento até agora passa dos R$ 200 milhões e até o final do projeto acreditamos que deve chegar aos R$ 500 milhões de investimento para deixar toda a área do bairro pronta. O Eurogarden tem a previsão de construir quase 3 milhões de metros quadrados totais, isso nos leva a uma equação de que é possível habitar o bairro com 60 mil pessoas. É como se fosse uma pequena cidade brasileira e a implementação total deverá levar em torno de 12 a 15 anos para que toda área seja edificada e habitada.”

Mais no sábado,  no Construimóveis

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: