Política

Ministro do Turismo é exonerado por Bolsonaro e pasta será comandada por um pernambucano

Marcelo Álvaro Antônio, PSL, que deixa o Turismo de Bolsonaro, mandou uma mensagem 'nada republicana' no grupo de whatsapp dos ministros. Ele acusou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Segundo Marcelo Álvaro, de traíra e que estava entregando o cargo dele ao Centrão.

Jair Bolsonaro demitiu nesta quarta-feira, 9, o ministro do TurismoMarcelo Álvaro Antônio. O presidente da Embratur, Gilson Machado, assumirá o cargo de forma temporária.  O ministério deve entrar no pacote de negociação com o Centrão como forma de o Palácio do Planalto aumentar sua base de apoio no Congresso e influenciar na eleição do parlamento. Esta é a 15ª troca de ministros feita por Bolsonaro desde o início do mandato.

Como mostrou o Estadão, o cargo de Álvaro Antônio era um dos que deveriam entrar na reforma ministerial inicialmente prevista para fevereiro. A queda, no entanto, foi antecipada após uma briga com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Bolsonaro se irritou porque Álvaro Antônio acusou Ramos, no grupo de WhastApp dos ministros, de oferecer a sua pasta ao Centrão em troca de apoio para a eleição para a presidência da Câmara. O Palácio do Planalto apoia o deputado Arthur Lira (PP-AL) para a sucessão do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ministro que sai, Marcelo Álvaro, deputado federal do PSL (Foto internet)

BOLSONARISTA E SANFONEIRO

Fiel amigo do presidente Jair Bolsonaro, o novo ministro do Turismo, Gilson Machado, é conhecido por acompanhar o presidente em viagens pelo Brasil e por ser figura constante nas “lives” presidenciais, em que costuma tocar sanfona.

Ele substituirá Marcelo Álvaro Antonio para um período “tampão”. Uma nova mudança deve ocorrer a partir de fevereiro, quando uma reforma ministerial está prevista.

Atual presidente da Embratur, Machado é aliado de Bolsonaro desde a campanha presidencial e participou da equipe de transição. Antes de ser nomeado presidente da agência de fomento ao turismo, atuava como secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas.

Em junho, Machado que toca sanfona, tocou a Ave Maria durante uma live de Bolsonaro, homenageando na época, as mais de 50 mil vítimas naquele período da Covid-19. O agora ministro chegou a ensinar alguns acordes a Bolsonaro.

 

 

 

Com Estadão

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: