NordestePolítica

Morador do Vivendas sofre infarte e morre;comunidade culpa SAMU pela demora no atendimento

"Se for para toda vez que a gente chamar, não vir, então fecha o SAMU. Pra que está gastando dinheiro", se revolta moradora do bairro, um dos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida em Petrolina-PE, em áudio compartilhado em grupos de whatsapp.

O Residencial Vivendas, um dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida em Petrolina, sertão de Pernambuco, está há 15 Km do Centro da cidade. Uma situação ocorrida nesta quarta-feira, 26, revoltou a população que já se diz cansada do abandono.

Um morador passou mal, com suspeita de infarte, e os moradores acionaram o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (SAMU) na terça-feira, 25. A reposta que tiveram é que não tinha ambulância para atender o chamado.

População aponta que a distância da área central de Petrolina, tem prejudicado o Residencial Vivendas que sofre com falta de serviços públicos adequados. Esse fato do SAMU demorar a atender, eles denunciam que não foi a primeira vez na comunidade.

Nesta quarta-feira, foi feito um novo pedido pela família, por volta das 10h, mas o SAMU demorou e, ao chegar, o paciente já tinha morrido.

O fato causou grande revolta na população do Vivendas. Em áudios compartilhados no whatsapp, as críticas se multiplicaram diante do que consideraram total descaso do SAMU que segundo eles, não atendeu com a agilidade e urgência necessárias, os apelos da família e dos moradores do bairro.

“Prefeito, a gente é daqui do Residencial Vivendas. A gente chama o SAMU desde ontem para vir aqui sobre o assunto do rapaz que só veio hoje. Realmente o rapaz morreu à míngua. A gente mora num lugar muito abandonado. Precisamos de uma ambulância aqui urgente e um posto de saúde, porque a gente mora muito longe”, diz um dos áudios.

“A gente teve reunião com o secretário estadual de Saúde que está ciente do que acontece lá. Agora eu não vou tá falando mal do Imip, porque não está acontecendo nada agora para tentar cobrir uma falha do SAMU, porque eu só posso falar mal do governador. Não sou obrigada a falar mal somente de ninguém, eu não como às custas de político nenhum. E quando se tratar de vida, aí é que vai ver minha revolta mesmo”, fala de uma das lideranças da comunidade, Luciana do Vivendas, respondendo a outra pessoa sobre o fato.

Em outro trecho, ela completa. “Já passou por usa cabeça que pode não ter um carro pra socorrer, que a gente não tem área de telefonia que funcione. E não foi um casso isolado, são várias vezes. Agora se é para toda vez a gente ir socorrer, então é melhor fechar o SAMU. Está gastando dinheiro à toa”, dispara Luciana.

Outro morador e liderança local, Milton Macedo, também mostrou num vídeo sua indignação e a situação difícil que passa a população do Residencial Vivendas. Na saúde, ele conta que tem sido ainda mais preocupante.

“A mãe chamou desde ontem, o filho deu um infarte, e a SAMU só veio aparecer hoje. Por falta de assistência do SAMU, o rapaz faleceu. Falta de respeito da secretaria de Saúde com a população do Vivendas. Isso é falta de respeito com a nossa população”, afirmou Milton.

 

 

 

 

 

 

Portal Tribunna 

Da Redação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: