De agoraPolítica

Moradores de Jutaí se unem mais uma vez e voltam a cobrar obra da adutora do distrito

Revolta, lamentação, indignação, união e coragem: sentimentos que uniram a população do distrito que sofre sem água para consumo humano e com um abastecimento precário e sem qualidade..

COM VÍDEO

Moradores do distrito de Jutaí, interior de Lagoa Grande/PE, no Sertão do São Francisco, resolveram que agora não irão mais abrir mão de um direito humano e necessário: água para consumo e de qualidade destinada a matar a sede de uma região que clama há muitos anos pela obra da adutora local. Essa adutora além de atingir a sede de Jutaí, irá beneficiar pelo menos 30 comunidades no seu entorno.

Dona Vilma do Balde se uniu à liderança local, Neidinha, e convocou a comunidade para a reunião que foi bem prestigiada. Também foram convidados representantes políticos da cidade. A reunião ocorreu na noite desta quinta-feira, 5, em Jutaí.

Dona Vilma do Balde diz que só quer a água para a sua comunidade 9foto divulgação0

Entre os presentes convidados pela população local, destaque para o empresário Gabriel Imóveis, vice-presidente do PT de Lagoa Grande com os integrantes da executiva municipal da sigla, Marcos Nunes, da secretaria de comunicação e articulação do partido na cidade, e Priscila, secretária de organização.

Outros dois presentes foram Érico, chefe distrital, representante da Prefeitura; e a vereadora Edneuza Lafaiete, MDB, única entre os 11 vereadores da cidade,  a atender o chamamento da comunidade que clama por água, caixas d’água e a tão sonhada adutora.

Dona Vilma que tem feito sucesso com seus vídeos e áudios mostrando a realidade da falta d´água em Jutaí, não alisou nada o prefeito Vilmar Cappellaro em suas críticas.

“Eu fiquei indignada porque o prefeito foi dizer nos rádios que a gente estava mentindo, que Jutaí é um Mar de Rosas e que temos água. Primeiro eu digo ao prefeito que nós, pessoas de 60, 70 anos de idades, não têmos porque mentir e tem sim água que é sal puro e ainda por cima o reservatório está sujo, sem manutenção e deixando a gente sujeito a esse tipo de tratamento. Eu não aceito ameaças, não vou me calar e minha luta é pelo direito de nossa comunidade ter uma água de qualidade para todos”, contou a moradora que tem feito vídeos nas redes sociais, denunciando a situação precária do distrito diante desse sofrimento de muito tempo de falta de um abastecimento digno de água..

A vereadora Edneuza Lafaiete foi dar sua contribuição, informando que levará uma lista das necessidades de reservatórios de água para o povo direto ao superintende da Codevasf Petrolina, Edilázio Wanderley.

“Já agendei dia 11 com ele e vou levar o ofício solicitando as caixas para as pessoas que estiverem passando por essa necessidade aqui em Jutaí”, revelou a parlamentar que tem contado com o apoio e a parceria do deputado estadual Luciano Duque, do Solidariedade, em seus pleitos como no caso da revogação do decreto da reserva ambiental do tatu bola.

“Esse processo da reserva é importante resolvermos também, porque a adutora cortará todo esse território protegido. Luciano Duque e o deputado Doriel Barros, do PT, estarão recebendo as familias das comunidades que integram a reserva para uma audiência pública na Assembleia Legislativa marcada para dia 23 deste mês”, considerou a vereadora.

DIÁLOGO

Marcos Nunes, da executiva do PT de Lagoa Grande, disse que o partido e todo o grupo que apoia as causas progressistas na cidade, estão de portas abertas para conversar e dialogar em busca de uma solução para um problema já conhecido por todos como a situação da falta de água nas torneiras do povo de Jutaí.

“É uma questão de política pública e de humanidade atender o quanto antes o distrito e região. Vamos juntos com as lideranças de nosso partido em Lagoa Grande e com os  senadores Humberto Costa, Teresa Leitão e o deputado Carlos Veras, junto com outras lideranças do PT na região, iremos conseguir  de uma vez por todas essa adutora em Jutaí”, declarou Marcos

Gabriel Imóveis, empresário, ressaltou que terá reuniões com o deputado Carlos Veras e com o superintendente Edilázio Wanderley e a pauta adutora de Jutaí é a número 1 do encontro.

“Vou ajudar vocês é agora. Sou amigo pessoal de Edilázio, do deputado Carlos Veras, e vamos correr para conquistar a tão sonhada adutora. Esse é o meu compromisso com vocês”, acrescentou Gabriel.

Frisando que o projeto da adutora de Jutaí já existe, falta vontad política de colocar a obra como prioridade, enquanto isso o povo sofre sem água nas torneiras estando cerca de 50 km do rio São Francisco. O nosso Tribuna Nordeste deixa o espaço disponível para os devidos esclarecimento da Prefeitura de Lagoa Grande.

Abaixo, o vídeo postado no Tribuna Nordeste TV no youtube e que vai para as redes sociais do portal, com as falas de Dona Vilma que tem feito sucesso denunciando o problema da falta dágua no distrito de Jutaí; da vereadora Edneuza Lafaiete, do integrante do PT da cidade, Marcos Nunes, do vice-presidente petista de Lgoa Grande, o empresário Gabriel Imóveis, as representantes da Associação de Vaqueiros de Jutaí, de seu Jaime que luta há muitos anos pela obra da adutora de Jutaí.

VEJA ABAIXO

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: