Política

Mulheres do campo e da cidade saíram às ruas de Petrolina em ato pelo fim da violência, desigualdade e por mais direitos para a mulher

Especial 8 de Março

Mulheres do campo e da cidade, e homens também, saíram às ruas em Petrolina/PE  neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

A ação íntegra a mobilização mundial de lutas das mulheres. Em Petrolina, “fomos as ruas para lutar por nossos direitos”, frase ouvida em discursos, conversas e para a nossa reportagem.

A organização e participação na atividade teve o envolvimento dos movimentos sociais como MST, MTST, Mulheres Rendeiras, Movimento Fé e Vida; entidades como a UESP de esudantes secundaristas; de sindicatos como o SINPRO, STTAR Petrolina, Sintraf, Sindsemp, Sintepe, Sinticon, Sindunivasf, Vereador Gilmar Santos (PT), líder da oposição e único representante presente do poder legislativo; Coletivo Cores. da vice-presidente estadual do PT e coordenadora regonal do Sintepe, Cristina Costa;  UBM União Brasileira de Mulheres; e os partidos de esquerda, PT, Psol, UP e PC do B.

Após as várias falas e mensagens passadas pelas lideranças e integrantes das entidades participantes, os manifestantes saíram do Bambuzinho Bar e Restaurante, centro da cidade e local de concentração, do ato, em caminhada o algumas ruas e avenidas, seguindo pela Avenida Souza Filho quando fizeram uma parada na sede  da Codevasf Petrolina onde foram entregar o documento com a pauta das mulheres petrolinense.

O encerramento da manifestação ocorreu na sede do Incra Regional Sertão do São Francisco localizado na Avenida da Integração, bairro Vila Mocó. O  movimento de luta no 8 de março promoveu a entrega de um documento destinado às mulheres assentadas e acampadas da região que têm ainda mais necessidade e urgência de serem contempladas com as políticas públicas das três esferas de governo.

Na pauta, as manifestantes cobraram  ainda a reabertura urgente da Superintendência Regional do Ingra em Petrolina.

“Hoje o órgão está vinculado ao Incra no Recife, o que dificulta as ações urgentes para as nossas famílias assentadas aqui no sertão”, considerou uma das agricultoras participantes do ato e que conta com o apoio do MST Regional Sertão do São Francisco para fortalecer a lua da volta da superintendência regional do Incra em Petrolina.

 

Fotos: Lisandra Martins e Tony Souza divulgação

 

 

(Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste)

 

 

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: