PolíticaSaúde

Novembro Roxo: Hospital Dom Malan investe em melhorias no atendimento a bebês prematuros

Sua Saúde

Neste mês quando acontece a campanha Novembro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro, o Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, fez investimentos na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), com a aquisição de cinco novos berços aquecidos.

O equipamento é indispensável ao bebê que nasce prematuramente.
Atualmente, na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, estão internados 32 bebês prematuros. Um deles é o filho de Graziele Ferreira, de 20 anos. “

“A gente vem para cá todos os dias com esperança, vendo ela evoluir no tratamento e desejando o momento de levar para casa”, disse.

Além da Unidade de Cuidados Intensivos, o hospital dispõe de 06 leitos na Unidade de Terapia Intensiva, para casos mais graves, e 08 leitos na Unidade de Cuidados Intensivos Canguru, projeto que estimula o cuidado humanizado aos recém-nascidos prematuros, em contato com o corpo da mãe no processo de ganho de peso, por exemplo, ainda no período de internamento.

Parte dessa humanização inclui a Casa de Apoio, para que as mães possam permanecer na unidade cuidando dos seus bebês mesmo após a alta médica do parto. É o alojamento Canguru que está a auxiliar de ensino Jaiane Rodrigues, de 23 anos. Com Ravi enroladinho como se estivesse numa bolsa de Canguru, ela conta que o filho nasceu com 31 semanas de gestação.

“Eu tive pré-eclâmpsia. (Diagnóstico de hipertensão arterial que é acompanhada de um excesso de proteína na urina e que surge após a 20ª semana de gravidez). Descobri nos exames de pré-natal e sou muito grata pelo atendimento que recebi aqui no Hospital Dom Malan. Estamos recebendo todo apoio, ” destacou.

Prematuridade

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos.

As causas mais comuns em um parto prematuro são; anemia, descolamento de placenta, diabetes gestacional, gestação gemelar, incompetência do colo uterino, infecção uterina, má formação fetal, pré-eclâmpsia.

Só no Hospital Dom Malan, nasceram 1.023 bebês prematuros de janeiro a outubro de 2023. A pediatra do HDM Ismep, Dra. Flávia Guimarães destaca ainda a gravidez na adolescência.

“É preciso atenção ao pré-natal dessas mãezinhas, numa unidade de alto risco, como aqui, para evitar o parto prematuro. E aqui é um hospital privilegiado por adotar o método Canguru com um atendimento humanizado,” destaca Dra. Flávia.

Hospital Referência

O Hospital atende pacientes de 53 municípios na Rede PEBA (dos hospitais de Pernambuco e Bahia). O HDM, que é administrado pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), é Hospital Amigo da Criança, título concedido Pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS), por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O HDM tem um Banco de Leite Humano que funciona há 28 anos, com atenção especial aos bebês prematuros.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: