NotíciasPolíticaSaúde

Petrolina recebe complexo de saúde e mostra que existe luz no fim do túnel para tratar dependência química

Quase 35 milhões de brasileiros sofrem de transtornos decorrentes do uso de drogas, segundo dados de 2019 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). De acordo com outras pesquisas da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 6% da população brasileira atual tem alguma dependência química.

Isso totaliza um contingente de 12,4 milhões de pessoas.
As drogas mais consumidas no Brasil são o álcool e o tabaco. A maconha, a cocaína e seus derivados vêm em seguida.

O país consome 18% da oferta mundial anual da droga, com 2,8 milhões de brasileiros, ou 1,4% da população, fazendo uso de um total de 92 mil quilos em 2010, segundo estimativas fornecidas pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico (DSM), o sistema de classificação da Associação Americana de Psiquiatria para distúrbios psiquiátricos, uma pessoa pode ser considerada dependente se apresentar sinais e sintomas de abstinência, esforços infrutíferos para reduzir ou controlar o uso da substância ou atividades sociais, ocupacionais ou recreativas importantes abandonadas ou reduzidas devido ao uso de substâncias, entre outros fatores.

Então, diante de um quadro assim e números tão preocupantes, existe luz no fim do túnel para quem se torna um dependente químico?

CLÍNICA ELO

A pessoa que é considerada dependente química precisa de tratamento multidisciplinar. O objetivo dos profissionais como médicos, psicólogos e terapeutas, por exemplo, é restabelecer o equilíbrio do ser humano: biológico, psíquico, social e até mesmo espiritual.

As clínicas para dependentes químicos oferecem uma série de abordagens para o tratamento.

A Clínica Hospitalar Elo, um grupo hospitalar experiente no tratamento de dependentes químicos, tem experiência com dependentes químicos no município de Gravatá, Agreste de Pernambuco.

O grupo vem buscando dar um novo estímulo para a vida de pessoas, através de tratamentos humanizados.
E o Grupo Elo está com uma nova clínica em Petrolina.

O espaço foi estruturado numa chácara com infraestrutura de hospedagem, consultório, enfermaria, piscina, quadra de esporte de areia, num ambiente acolhedor e cercado de muito verde.

“A Clínica Hospitalar Elo conta com o trabalho de equipe interdisciplinar composta por médico clínico, médico psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, técnico de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, técnicos em dependência química e equipe de acompanhantes terapêuticos especializados.

“A atuação interdisciplinar promove um diálogo entre os campos de saber, garantindo aos pacientes um cuidado integral e que não reduz o sujeito a um único aspecto de sua vida, o compreendendo em sua totalidade nos aspectos biopsicosocioespirituais,” destaca a psicóloga Elisangela Santos.

A Elo de Petrolina funciona na Clínica Vida Serena, na Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida serena, 620.

O espaço fica aberto 24 horas de domingo a domingo.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: