Política

Petrolina terá Ato Ecumênico em memória das vítimas da pandemia neste sábado #24J

A cidade se prepara para mais um sábado de manifestações contra Jair Bolsonaro e suas políticas, desta vez o ato terá a participação de diversos segmentos religiosos e será realizado na Praça da Catedral. Após a programação ecumênica, os manifestantes saem em passeata pelas ruas centrais.

Os protestos contra o governo Bolsonaro crescem em todo Brasil. Com foco no impeachment, mais vacinas contra a Covid-19, além do auxílio de R$ 600 e contra a reforma administrativa e as privatizações, o ato do próximo sábado, 24 de julho (#24J), também será realizado em Petrolina-PE. A concentração, marcada para às 9h, será na praça da Catedral, onde também será realizada uma celebração ecumêmica em memória das mais de 500 mil vítimas da pandemia. Confira a lista de entidades que confirmaram participação.

– Movimento Fé e Vida (Socorro Ferreira)

– Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – Cebi (Wilson Alencar)

– Movimento dxs Trabalhadorxs Cristãs/ãos – MTC (Benedito Ramos)

– Candomblé – Ilê Darà Axé Omo Logun Edé (Pai Adeílson)

– Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB (Herlon Bezerra)

– Espiritismo (Gilberto Santana)

– Ateísmo (Chico Egídio)

– Católico (Zezinho de Mindu/ex-seminarista)

– Umbanda (em articulação)

– Evangélicos (em articulação)

“É uma celebração que traz a mensagem da paz, em memória que todos que perderam suas vidas, de solidariedade com todos os familiares e é muito importante que a população de Petrolina esteja presente. Vamos estar mais uma vez com os devidos cuidados e esperamos sim fazer mais uma manifestação de reafirmação de que é o povo e a vontade do povo que deve determinar os rumos do nosso país  não vamos nos submeter a nenhum tempo de ameaça, de violência institucional promovido por quem quer que seja. Um ministro que diz que vai impedir as eleições, não é impedir as eleições, é sim, impedir a democracia. Portanto, é uma mensagem autocritica que remente à detoraria militar e nós não vamos admitir. Vamos refirmar a a importância da soberania popular que estará presente em nosso ato, em memória das vítimas, mas defendendo vacina, emprego, geração de renda, mais dignidade do nosso povo”, declarou o vereador professor Gilmar Santos, do PT de Petrolina.

Os atos acontecem no momento em que o Brasil atinge a marca de mais de 540 mil mortos, 18,4 mil só em Pernambuco. Além disso, o país já soma mais de 14 milhões de desempregados.

Os movimentos sociais, entidades sindicais, sociais e estudantes, que organizam a ação, acreditam que o protesto deste sábado será o maior dos três que já ocorreram, em 19 e 29 de junho e 3 de julho. A organização recomenda que os manifestantes respeitem todos os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Um dos objetivos do ato é pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) a pautar um dos 120 pedidos de impeachment de Bolsonaro. O mais recente, conhecido como “super pedido”, foi protocolado em 30 de junho por entidades, lideranças, partidos políticos (de esquerda e direita) e movimentos sociais.

Na última manifestação, realizada em 3 de julho (#3J), cerca de 300 pessoas participaram do ato em Petrolina, entre representantes de sindicatos, partidos políticos, como UP, PT, PCB, PSOL, PCdoB e de movimentos sociais.

“Mais uma vez convidamos e convocamos as pessoas que se somem à gente, trazendo seu cartaz, trazendo o seu espírito pela paz, seu desejo de justiça, participando de um ato democrático e pacífico como o que gente fez nos últimos três”, acrescentou Gilmar.

#AuxílioEmergencial600Reais

#VacinaPraTodxs

#ForaBolsonaro

#600ContraFome

#VacinaNoBraçoComidaNoPrato

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: