ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

PL polêmico de aumento de cota de combustível continua rendendo na Câmara de Petrolina; vereador Gilmar Santos apela para que o prefeito rejeite e Julio Lóssio Filho entra na justiça contra o aumento

Líder do governo, vereador Ronaldo Silva, orientou vereadores contrários a abrirem mão da cota a mais aprovada dia 22 em sessão na Casa Plínio Amorim. Já o vereador Wenderson Batista responde críticas sobre suas declarações favoráveis ao projeto.

Discursos prós e contras, confusão de voto de vereadora e agora apelo ao prefeito Miguel Coelho para não sancionar projeto de lei de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina-PE, vereador Aero Cruz, MDB, que aumento cota de combustível para os parlamentares em R$ 1.000,00 o que representa uma elevação de cerca de 50%.

Alguns movimentos de revogação da lei também tem vindo à tona após a polêmica da chamada ‘Bolsa Combustível ou ‘farra dos combustíveis’ como a população petrolinense batizou o conturbado aumento da cota, onde a ampla opinião pública demonstra ser contra.

A rejeição da população ao tema é que o aumento pode até ser legal, mas chega num momento inoportuno, em que todos se sacrificam diante de uma pandemia interminável do famigerado novo coronavírus e suas consequências têm sido terríveis para a grande maioria da população.

Segundo o vereador Gilmar Santos, do PT, de oposição, ele junto com seu Mandato Coletivo se posicionaram contra desde o primeiro momento de apresentação do texto. O petista chegou a solicitar a retirada da matéria da pauta da sessão, mas não obteve êxito e para não prejudicar os demais projetos que estavam no bloco de votações, optou por se abster e deixando claro sua posição contra o reajuste.

Agora, o vereador tem apresentado algumas frentes para barrar o aumento da cota de combustível da Casa Plínio Amorim.

Gilmar lançou uma petição para que a população assine, solicitando ao presidente da Câmara a revogação da lei e nesta quinta, 1 de julho, fez um documento e divulgou em suas redes sociais, solicitando ao prefeito Miguel Coelho, MDB, a não sansão da lei. Ele explica que não pode entrar na justiça, enquanto o texto não virar lei de fato que só ocorre com a sanção do executivo.

“A lei diz que cabe ao prefeito sancionar ou rejeitar projetos de lei aprovados pelos vereadores. Caso ele não aprove, ele não sanciona por isso resolvemos oficializar nosso pedido e tornar público esse apelo pelo povo petrolinense. É totalmente prejudicial ao município”, justificou Gilmar.

AÇÃO

Foto-divulgação

Já em outra frente, o ex-candidato a prefeito pelo PSD, o advogado Julio Lóssio Filho, usou suas redes sociais desde que foi aprovado o aumento da cota e nesta quarta, 30, anunciou que entrou na justiça contra o projeto aprovado por quase todo o poder legislativo. Além de Gilmar, a vereador Samara da Visão, PSD, votou contra o texto, após confusão de que ela tinha sido favorável.

“Já fizemos a denúncia desse absurdo que considero imoral e ainda tem vereador dizendo que queria era mais, e agora resolvemos entrar na justiça contra esse absurdo”, disse Lóssio Filho.

‘AVES AGORENTAS’

Wenderson Batista/Reprodução – Canal Tribunna

A crítica de Julinho se referiu entre outras pontos, à declaração  do vereador Wenderson Batista, DEM, governista, que em seu discurso disse que se tivesse mais, seria favorável, estando dentro da legalidade, para os vereadores que trabalham no mandato como devem.

A declaração de ‘Pe de Galo’ como Wenderson é conhecido também, foi repetida várias vezes em veículos de comunicação, blogs, portais, programas de rádios, redes sociais de adversários de seu grupo político que faz parte e grupos de aplicativo de mensagens.

Na sessão desta terça, 29, ele não recuou e chamou de “hipócritas” quem tem aproveitado suas declarações para tentar destorcer e desgastar sua imagem e a forma como costuma se comportar, seja na política ou como pessoa.

“Esse final de semana, eu fui muito bem lembrado nas redes sociais, mas tenho postura, lado político e respeito. Quando digo que tenho direito e porque sou de acordo, digo que sou vereador, digo as aves agorentas, fiquem ai chupando o dedo, fiquem ai postando, porque sou vereador até 31 de dezembro de 2024. Às aves agorentas, mordam as costas, porque eu sou vereador, irei segurar a Aero e aos demais pares, para ajudar o poder legislativo”, discursou Wenderson, finalizando.

“A hipocrisia reina neste mundo político e quem se diz fiscal do povo, se eleja. Ai eu discuto com você. Sei que fui aconselhado a não falar, mas não iria me intimidar com comentários de certos tipos de pessoas”.

DEVOLVER

Gilmar Santos e Ronaldo Silva, lados opostos do parlamento e na polêmica ‘bolsa combustível’ (FOTOS DIVULGAÇÃO)

Líder do governo na Câmara, o vereador Ronaldo Silva, DEM, tem dito que quem não quiser a cota a mais, pode enviar ofício à presidência da Casa, rejeitando o aumento.

“Já falei para Gilmar, Samara e até nosso colega Riu Wanderley que eles têm todo o direito de não aceitar e oficializar a solicitação de não querer o aumento de suas cotas”, revelou Ronaldo. “Eu mesmo serei o primeiro a divulgar a atitude deles”, completou.

 

 

Portal Tribuna NE

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: