Política

Políticos de todo o estado lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

O governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos, decretaram luto oficial por sete dias.

As homenagens ao ex-governador de Pernambuco, prefeito do Recife, deputado federal e ministro, Joaquim Francisco, se multiplicaram ao longo da tarde e noite desta terça, 3, após a divulgação do seu falecimento decorrente a um câncer de pâncreas.

O governador Paulo Câmara, PSB, enalteceu as qualidades do politico correto que foi Joaquim e anunciou o luto oficial no estado por sete dias.

foto Gov SEI PE

“Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.”

O prefeito do Recife, João Campos, também manifestou pesar pela partida do ex-governador que também foi prefeito da capital pernambucana. Campos anunciou também luto oficial por sete dias no Recife.

Foto: Reprodução internet

“Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida.”

O prefeito de Petrolina, maior cidade do sertão, também de pronunciou em memória ao ex-governador.

Prefeito Miguel Coelho, MDB de Petrolina/PE (Foto-Jonas Santos-MPM-Divulgação)

“Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco”. Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

DEPUTADOS TAMBÉM LAMENTAM

Os deputados federais Raul Henry, MDB; Fernando Monteiro, PP, e Gonzaga Patriota, PSB, fizeram questão de registrarem pesar em homenagem a Joaquim Francisco.

Raul Henry, deputado federal MDB-PE (Foto-Folhape) divulgação

“Nos deixou, hoje (3), o ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia. Deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil. Transmitimos nosso profundo sentimento de pesar à sua família e aos seus muitos amigos”, destacou Raul Henry.

Fernando Monteiro -, do PP (divulgação)

Para o deputado Fernando Monteiro, Pernambuco perde “um grande homem público. O ex-governador Joaquim Francisco fez sua trajetória na política sempre representando os pernambucanos com firmeza e capacidade de diálogo. Na década de 90 fui às ruas como seu militante. Continuará sendo referência para todos nós. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, em especial à sua esposa Sílvia e suas filhas Fernanda, Luciana e Cristiana” (Fernando Monteiro, deputado federal)”, se pronunciou Monteiro.

Já o socialista Gonzaga Patriota que sempre militou politicamente em lado oposto ao do ex-governador Joaquim Francisco, fez questão de registrar que foram embates marcado por respeito e pela construção de um diálogo em prol de Pernambuco.

Deputado Federal Gonzaga Patriota (Foto arquivo)

“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-governador e deputado por Pernambuco, Joaquim Francisco. Perdemos um dos atores políticos do nosso Estado, que deu importantes contribuições para o desenvolvimento de Pernambuco. Sua partida deixa uma enorme lacuna, porque a sua coleção de legados é inesgotável. Ofereço as minhas condolências à família e aos amigos do ilustre e querido Joaquim Francisco, nesse momento de dor, partida e profunda superação”, disse Gonzaga.

VELÓRIO

O corpo de Joaquim Francisco será velado no Palácio do Campo das princesas, sede do governo de Pernambuco, a partir desta manhã de quarta, 4.

O ex-governador será cremado por volta das 16h no crematório do cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife A cerimônia de cremação será restrita à familia e amigos próximos.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: