Notícias do ParlamentoPolítica
Projeto estabelece políticas públicas para pessoas com déficit de atenção
A Comissão de Administração Pública da Alepe aprovou, nesta terça, projeto que estabelece diretrizes, objetivos e instrumentos para a assistência às pessoas com TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em Pernambuco. Estão entre os objetivos da proposta o diagnóstico e o tratamento precoce; o acesso a informações e serviços de saúde, educação e assistência social e a capacitação de profissionais dessas áreas. A pesquisa e a produção científica, bem como a conscientização sobre o transtorno, também são finalidades.
Sobre os instrumentos que permitirão ao Estado atender a esses propósitos, destaque para políticas públicas para identificação e tratamento do TDAH, além de medidas de incentivo à formação de grupos e associações de apoio.O projeto é de autoria do deputado Eriberto Filho, do PSB, e o parecer pela aprovação foi do deputado Joãozinho Tenório, do PRD.
O colegiado também acatou projeto que institui a Política Estadual de Atenção aos Portadores de Doenças Raras, de autoria da deputada Socorro Pimentel, do União. Os objetivos da proposição são, entre outros, a redução da mortalidade e a promoção da qualidade de vida desses pacientes.