PolíticaSaúde

Psicologia do HU Univasf atende mulheres que chegam com traumas causados por violência doméstica

Quem contou como funciona o serviço foi a psicóloga Alecrides Alencar, na entrevista ao programa Dupla Conexão da Rádio Ponte FM. O HU conta com esse atendimento em diversos setores da uidade também.

Recentemente, postamos aqui na coluna SUA SAÚDE, o setor de atendimento à mulheres vítimas de violência em alguns hospitais universitários e citamos como um dos exemplos, o HU Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Fomos então trazer a pauta para o HU da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU Univasf) localizado no campus Petrolina. Para contar como funciona o serviço de psicologia da unidade que tem recebido pacientes mulheres que ingressam para diversos procedimentos, mas termina sendo descoberto pelos profissionais do HU que elas na verdade chegam vítimas de violência doméstica.

A psicóloga Alecrides Marques Alencar, uma das profissionais do setor de psicologia da unidade, foi entrevistada na sexta, 25, pelao programa Dupla Conexão da Rádio Ponte FM. Ela conversou sobre o serviço, desafios, e a atuação dos psicólogos no HU em atendimentos à mulheres vítimas.O pisocólogo teve seu dia celebrado neste domingo, 27, na principal emergência do vale.

Para saber como eles trabalham no acolhimento de mulheres pacientes que chegam para procedimentos de saúde, mas que muitas vezes têm como causa a violência doméstica, a esécialista faz revelações como casos de pacientes que chegam ao HU agredida e que é o primeiro contato dessa paciente com um serviço de saúde.

“Isso acontece com frequência”, costata a psicóloga.

O tema da violência contra a mulher é parte de nossa cobertura jornalística sempre e fica ainda mais reforçado dentro das ações do AGOSTO LILÁS, um conjunto de ações vivenciado no mês de agosto para fortalecer o combate da violência doméstica em todo o país.

Números

De janeiro a agosto deste ano, uma média de 300 notificações de violência contra mulheres foram registradas no Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh). O levantamento realizado pelo Núcleo de Epidemiologia do hospital alerta para uma triste realidade. Entre os casos mais prevalentes estão as agressões com arma branca, agressões com arma de fogo e tentativa de suicídio.

Durante o acolhimento das vítimas no HU, além dos cuidados médicos e de enfermagem, por exemplo, os assistentes sociais e os psicólogos hospitalares também entram em atuação para compreensão do contexto e definição dos encaminhamentos necessários, com base em protocolos institucionais e na legislação vigente.

 

Debate e conscientização

Como forma de ampliar o debate em torno da campanha, o HU-Univasf promoverá ainda uma palestra sobre a promoção de relações saudáveis e prevenção da violência contra a mulher nas instituições, nesta segunda, dia 28 de agosto, voltada a toda a comunidade hospitalar.

A condução do evento será feita pela psicóloga Mariana Coutinho, formada pela Univasf e pós-graduada em sexualidade humana.

Entrevista

Confira abaixo a entrevista disponível no canal Tribuna Nordeste TV no youtube com a psicóloga Alecrides Alencar, do setor de psocologia do HU Univasf. Acessa lá, curte a conversa e comenta. Também se inscreve para fortalecer o canal:

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Atualizada às 17h24

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: