AgronegócioPolíticaTRIBUNNA Rural

Reginaldo Brito: empresário idealizador do conceito menos é mais no agronegócio do Vale do São Francisco

Vídeo Canal Tribuna Nordeste - se inscreva e clica no gostei para que a entrevista se destaque no YouTube.

Empresário, produtor e especialista em criar um novo conceito ao sucesso que une sustentabilidade e tecnologia na produção irrigada.

Esse é Reginaldo Alves Brito que no comando da Econexus Produtos Agropecuários, um dos principais empreendimentos do nicho comercial do agronegócio no Vale do São Francisco, virou a chave da forma tradicional de produção irrigada há quase 20 anos.

Há 10 ele vem concretizando o novo conceito através da Econexus.

Selo Conceito Menos é Mais

E isso passou também para o quesito gestão da empresa, uma novidade no agro regional que necessita ser mais eficiente, moderna e antenada.

“Esse é um investimento que tem que ser feito que é na gestão”, frisou Reginaldo, atentando que as empresas agrícolas caminham para cada vez mais se modernizarem para que o custo da produção diminua, mas permanecendo colhendo os bons frutos de seu negócio agrícola como já consegue com a prática tradicional.

“Ter ponto de equilíbrio com custos e receitas, e o saldo líquido, mas com equilíbrio para produzir mais com menos impacto e menos investimento, fazendo o uso racional das ferramentas. Estamos muito seguro no que propomos, seja em uma horta pequenas ou em grandes empresas.

Segundo o empresário, o ponto principal estar na gestão do agro. “Eu bato há muito tempo nessa coisa. As empresas devem iniciar o quanto antes essa mudança”, detalhou Reginaldo.

Conforme Reginaldo, a nova proposta se concretizou com a criação da Econexus 10 anos atrás, um dos grandes nomes do segmento comercial no vale, e que veio com outra forma de atuar. Um modelo totalmente atual no que foi implantado lá atrás pelo seu dono e toda a equipe de colaboradores e empresas parceiras. Todos investiram no conhecimento e no trabalho para fazer do menos é mais um conceito totalmente viável e seguro para o polo irrigado da região..

TRAJETÓRIA

Reginaldo virou a chave do conceito de produção agrícola, na virada dos anos 2000. Naquele momento, ele conta que o mercado externo já pedia essa mudança na região que tem um dos cinco maiores polos de produção irrigada do Brasi. Reginaldo atentou há muito tempo e com a Econexus consolidou o conceito que completa em 2022, 10 anos.

O menos é mais vem unindo a sustentabilidade na produção agropecuária com tecnologia, surgindo o conceito racional na atuação no campo, usando menos indutores, transformando o alimento do solo com outros produtos,  todos mas sustentáveis.

“O conceito é apelativo e é verdadeiro. É uma construção e as empresas estão se conscientizando. No comércio temos que aliar esse novo conceito para que todos nós ganhemos com isso”.

São insumos produzidos em mineradoras como os pós de rocha que pode muito bem substituir por potássio, fósforo químico por esses macro e micro elementos totalmente naturais e com resultado melhor, conta o empresário e especialista no novo conceito.

“A Bahia e em Minas, estados que possuem conglomerados de produção desses minerais, estão atendendo grandes empresas do setor. Pernambuco também deve iniciar essa produção para atender o novo conceito do agro “, acrescentou Reginaldo Brito.

Um novo olhar em defesa do desenvolvimento do agronegócio, esse é o trabalho que Reginaldo Brito desenvolve há 10 anos na Econexus Produtos Agropecuários

BEBEDOURO

Reginaldo Brito nasceu no Projeto Bebedouro, região irrigada de Petrolina. Ele trouxe o pioneirismo do Bebedouro em sua existência e a coragem de enfrentar desafios,. O projeto Bebedouro foi perímetro irrigado, foi de estudos pilotos na área que a irrigação passou a ser a mola mestra do desenvolvimento no vale lá no final da década de 60, um início de um sucesso agropecuário em pleno semiárido pernambucano. E logo em seguida, se expandiu para a Bahia com os perímetros irrigados da região do Vale do São Francisco.

Reginaldo cresceu nesse ambiente, onde para produzir mais, tinha que irrigar e que apressar o processo por meio dos agroquímicos, o que se faz ainda, claro com mais cuidado. Mas, diz Reginaldo,  é uma forma que produção que não pensa no solo e nem na planta da forma devida. E ele foi estudar fora, na Escola Agro técnica do Crato, no Ceará, para buscar uma alternativa.

“Desde o curso, sempre me preocupei com a vida do solo, fiz vários estudos para encontrar um meio de se impactar tanto a produção como com o agroquímico. No final dos anos 2000 coloquei em prática o conceito do menos é mais. Começamos a perceber que não precisava tanto para nutrir a planta. Sempre me preocupei com a vida do solo e, foi assim que surgiu a Econexus nessa história”, conta Reginaldo.

Em 10 anos de atuação no comércio do agro com a Econcexus, Reginaldo acredita que agiu certo.

“Hoje esse conceito vem sendo tendência, mas há 20 anos iniciamos o que o mercado exige atualmente. Todo o setor teve que evoluir. Fui chamado de louco quando iniciei”, lembra o empresário.

Reginaldo Brito alerta que as empresas que ainda resistem, precisam se modernizar, investir em gestão, porque esse é um caminho sem volta.

“Em pouco tempo, será uma questão de sobrevivência. A justiça baiana barrou recentemente o uso de agroquímicos e isso pode ser um modelo a seguir. Na Econexus, unimos o eco da sustentabilidade com a conexão, o uso da tecnologia, uma  aposta de 10 anos atrás e que hoje é um conceito evidente”.

Reginaldo Brito sustenta que para o conceito do menos é mais se tornar de fato sustentável, “tem que equilibrar a gestão do agro com a do campo e as empresas se modernizarem, numa fusão do conceito de sustentabilidade com as novas tecnologias”, acrescentou Reginaldo Brito.

“Somos um eterno aprendiz  e isso que nos faz crescer a cada dia. E por isso apostamos no mais com menos químico, com menos agressão ao campo. São mais de 30 anos vivenciando o campo e nós acreditamos na qualidade de vida do campo e do solo porque vivenciamos isso”, assinalou o empresário.

No vídeo abaixo, em nossa entrevista, Reginaldo detalhas todo esse novo paradigma do agronegócio, unindo preocupação ambiental, com conceitos sociais e econômicos.

Reportagem: Cinara Marques, redação do Canal Tribuna Nordeste e Portal Tribuna Nordeste

VEJA:

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: